21 de mai. de 2013

Luxemburgo fica

Olá torcedores gremistas! Ontem à noite, a direção do clube anunciou a permanência do treinador Vanderlei Luxemburgo para a continuidade da temporada. O Grêmio ainda tem pela frente o Brasileirão e também a Copa do Brasil, competição em que entra já nas oitavas de final, por ter participado da Libertadores deste ano.

Luxa chegou ao Grêmio em fevereiro do ano passado. Disputou, em 2012, o Gauchão, a Copa do Brasil, o Brasileirão e Sul-Americana. Acabou sem conquistar títulos, porém faturou a vaga para a Libertadores 2013 ao ficar em 3º no Campeonato Brasileiro.

Neste ano, o Grêmio já disputou o Gauchão e a Libertadores. No Estadual, não chegou nem na final da Taça Farroupilha, nem na final da Taça Piratini. Na competição continental, fracassou diante do Santa Fe, pelas oitavas de final.

A campanha em 2013 realmente é muito aquém do que era esperado.Veja abaixo os dados relativos à campanha de 2013 do Grêmio:

28 jogos
12 vitórias
10 derrotas
6 empates
Aproveitamento: 50%

No entanto, se levarmos em conta a campanha do Tricolor desde que Luxa assumiu, em fevereiro de 2012, os números melhoram muito:

93 jogos
52 vitórias
22 derrotas
19 empates
Aproveitamento: 62,72%

Com esses dados, percebemos que o aproveitamento de Luxa não é ruim. O ponto em que o Grêmio pecou foi na hora decisiva das competições. Ano passado, por exemplo, na Copa do Brasil o time foi eliminado na semifinal. Já na Sul-Americana, nas quartas de final. Na Libertadores, este ano, já nas oitavas o Imortal acabou se despedindo da competição.

Acredito que essa chance que a diretoria dá ao técnico Luxemburgo é totalmente válida. Ele pode ajeitar o time, fazer uma boa campanha no Brasileirão e na Copa do Brasil, conquistando ao menos um desses campeonatos. Vale lembrar que Luxa é recordista em conquistas de Campeonato Brasileiro.

E você, o que achou da permanência de Vanderlei Luxemburgo como treinador do Tricolor dos Pampas? Participe opinando nos comentários!


Luxemburgo permanece no comando técnico do Grêmio

2 comentários:

Unknown disse...

Andreas, vejo que, a permanência do Luxemburgo é válida, uma vez que, eu não vejo outro técnico que tenha a cara do Grêmio. Fatalidades acontecem, por culpa do rídiculo pensamento de vencer em casa e segurar o resultado fora. Vamos ver como o time se comportará no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil


@dcardosoarg

Gian Perella disse...

Pois é, certa vez ouvi o Kajuru dizer algo mais ou menos assim: "Não queria de jeito nenhum o Luxemburgo como genro ou amigo, mas ele ainda é um baita treinador". Tendo em vista isso, já que se gastou tanto e não há outro técnico no mercado com exceção de Mano Menezes, ruim com Luxa, pior sem ele, não?