Luxa chegou ao Grêmio em fevereiro do ano passado. Disputou, em 2012, o Gauchão, a Copa do Brasil, o Brasileirão e Sul-Americana. Acabou sem conquistar títulos, porém faturou a vaga para a Libertadores 2013 ao ficar em 3º no Campeonato Brasileiro.
Neste ano, o Grêmio já disputou o Gauchão e a Libertadores. No Estadual, não chegou nem na final da Taça Farroupilha, nem na final da Taça Piratini. Na competição continental, fracassou diante do Santa Fe, pelas oitavas de final.
A campanha em 2013 realmente é muito aquém do que era esperado.Veja abaixo os dados relativos à campanha de 2013 do Grêmio:
28 jogos
12 vitórias
10 derrotas
6 empates
Aproveitamento: 50%
No entanto, se levarmos em conta a campanha do Tricolor desde que Luxa assumiu, em fevereiro de 2012, os números melhoram muito:
93 jogos
52 vitórias
22 derrotas
19 empates
Aproveitamento: 62,72%
Com esses dados, percebemos que o aproveitamento de Luxa não é ruim. O ponto em que o Grêmio pecou foi na hora decisiva das competições. Ano passado, por exemplo, na Copa do Brasil o time foi eliminado na semifinal. Já na Sul-Americana, nas quartas de final. Na Libertadores, este ano, já nas oitavas o Imortal acabou se despedindo da competição.
Acredito que essa chance que a diretoria dá ao técnico Luxemburgo é totalmente válida. Ele pode ajeitar o time, fazer uma boa campanha no Brasileirão e na Copa do Brasil, conquistando ao menos um desses campeonatos. Vale lembrar que Luxa é recordista em conquistas de Campeonato Brasileiro.
E você, o que achou da permanência de Vanderlei Luxemburgo como treinador do Tricolor dos Pampas? Participe opinando nos comentários!

2 comentários:
Andreas, vejo que, a permanência do Luxemburgo é válida, uma vez que, eu não vejo outro técnico que tenha a cara do Grêmio. Fatalidades acontecem, por culpa do rídiculo pensamento de vencer em casa e segurar o resultado fora. Vamos ver como o time se comportará no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil
@dcardosoarg
Pois é, certa vez ouvi o Kajuru dizer algo mais ou menos assim: "Não queria de jeito nenhum o Luxemburgo como genro ou amigo, mas ele ainda é um baita treinador". Tendo em vista isso, já que se gastou tanto e não há outro técnico no mercado com exceção de Mano Menezes, ruim com Luxa, pior sem ele, não?
Postar um comentário