5 de abr. de 2013

A CULPA É DA PM!?


Após refletir muito e ouvir opiniões de diversos meios de comunicação pelo Brasil, acabei chegando a conclusão que alguns Brasileiros, antes de qualquer coisa, não sabem o que pensam e principalmente não sabem o que quer.

Foi unanimidade, e todos chegaram a conclusão que foram os jogadores do Arsenal de Sarandí pivôs do conflito da ultima quarta-feira, 3 de abril, no estádio Independência.

Com base nos jornais e programas de Belo Horizonte, a razão foi dada a Policia do Estado, lembrando-se sempre os aspectos de respeito a instituição e principalmente as leis do Estado, onde parte da delegação do time visitante ignorou de forma austera, partindo para o confronto direto sobre o poder do estado usando de agressividade física para demonstrar sua insatisfação ao resultado de uma partida futebol.

Nos programas esportivos nacionais as divergências foram surgindo de forma mais invasivas, vendo o ocorrido de aspectos distintos, e em alguns casos, isolando determinados acontecimentos. Alguns comentaristas usaram de exemplos ocorridos em países de 1º mundo para argumentar a falta de maleabilidade da Policia para lidar com o conflito. André Rizek, que pessoalmente tenho grande admiração, exclamou: “Num conflito que presenciei na Europa, eu vi um guarda levar uma cusparada no rosto e nada fez, daí perguntei ao superior: - porque o policial não fez nada? - Estamos aqui para trazer a harmonia e não inflamar ainda mais os ânimos dos presentes. Outros comentaristas discutiram o uso indevido de armas dentro do campo, umas com balas de borrachas e outras não, sendo desnecessárias para dar segurança no interior do Estádio. Concordo com a visão do Risek, mas para isso, a mentalidade da população Latina terá que ser lapidada, e não só das autoridades.

Já para outros jornalistas, mais radicais, utilizaram das redes sociais para fazer campanha contra o Atlético, até então excluído de responsabilidade pela grande maioria e até mesmo o Presidente do Clube de Sarandí isentou. O comentarista da FoxSports, Renato M. Prado, por exemplo,  através de sua conta no Twitter, declarou a seguinte mensagem: “Ridicula a PM de MG entrar com fuzil em campo, a commebol tem que vetar o Independência e até o Estado de Minas”, “não justificando a atitude do time do arsenal, que errou mas foi prejudicado pelo pênalti absurdo a favor do galo”. Com todo respeito ao jornalista Renato M. Prado, quem pensa que falar o que quer é profissionalismo, está longe de ser. Alguém que varias vezes deixou a paixão “clubistica” falar mais alto que a razão, deixa sempre a duvida no ar sobre a tendenciosidade e por esta razão necessita-se maior rigor nas ponderações.

 Além do mais quem aqui duvida que este senhor estava a frente da TV acompanhando o Flamengo contra o Remo? 5 a 2 não é 1 a 0, ou ele realmente acha que um penalti mal marcado é suficiente para tanta revolta Argentina? QUEM USOU ESTE ARGUMENTO REALMENTE NÃO VIU O JOGO. Então eu deixo a minha pergunta revoltante: Porque o atleta do Arsenal não foi expulso pela falta, sabendo-se que o jogador Luan estava claramente entrando a frente do goleiro para ampliar o placar?

Na Argentina, os grandes jornais deixaram claro a indignação pelo fato, e justificaram a atitude do time como um meio de defesa, classificando-os acima de tudo como vitimas.

Como se esperava nos tablóides Europeus, a imparcialidade deixou as evidências mais claras dos erros e acertos no que tange o comportamento da Polícia Militar. O uso de força foi brando, contudo houve-se o uso de armas desnecessárias. Mas para os europeus, o uso de segurança particular é a forma mais eficaz de controle e dirigir as responsabilidades. Mas a culpabilidade sobre a equipe Argentina foi incontestável.   

Com que embasamento o Clube Atlético Mineiro deve ser punido? Vetar todo um estado? Então ele esta claramente banindo o estado de São Paulo ou a Bolívia do futebol pela morte do Kevin Espada? Há fato mais grave que a morte?

Nada justifica a violência, e concordo que violência não se combate com o mesmo, e é inadmissível e desnecessário o uso de armas dentro de campo, mesmo que seja para afugentar. Mas o que falta em algumas ponderações é o fato de que um atleta tomou a Boina e atingiu com um chute no peito da Comandante de Policiamento da Capital, Claudia Romualdo inflamando ambos os lados. A polícia tem que ter o sangue frio, mas há detalhes mínimos que regem os andamentos das tomadas de decisões. O que a PM deveria fazer? Virar as costas e deixar que eles fossem embora sem responder as agressões?

A Policia é soberana e qualquer pessoa que a agride deve estar preparada para as consequências.

Se o Atlético for punido, que seja, mas não seremos instrumento para falsos moralistas e hipócritas que se escondem atrás de uma mesa. 


2 comentários:

Flavio F. N. disse...

Achei um absurdo os jornais argentinos e o representante da Comenbol criticarem a polícia e falarem que foi "vergonha brasileira". A culpa foi claramente do jogadores do Arsenal que partiram pra cima dos policiais sem motivo nenhum. A polícia vai fazer o que? ficar observando eles baterem sem se defender?
É como o presidente do Atlético disse...por que eles estavam revoltados? tomaram 10 gols nos dois jogos, foi tudo roubado?

flu4ever disse...

Condordo, amigo. Os policiais de qualquer estado acham que são mais homens do que os outros, porque estão armados ou em bando. Bando, porque provocam e humilham os outros. Dá para ver pela Fox Sports que o tumulto só começa após um policial do Choque usar o escudo para agredir um jogador. O que eles não sabem é que argentino encara mesmo. Está na formação deles. Encararam, mesmo sabendo que estavam em menor número e sem armas. Depois, correram para o vestiário e a polícia quis invadir para dar mais porrada neles, quando deveriam esperar as coisas se acalmarem, a torcida sair e, com o estádio vazio, negociar pacificamente a saída dos jogadores. Os caras não são bandidos. Ninguém gosta de perder, ainda mais numa acachapante goleada. Os policiais (de todos os estados) são pessimamente treinados. Escalam a violência ao invés de tentar contê-la. De qualquer forma, parabéns ao Galo pela melhor campanha na Liberta.