12 de jul. de 2013

O Direito de Torcer

Prezados, normalmente escrevo sobre o elenco do Fluminense, sobre os resultados ou sobre algum aspecto dos bastidores do Tricolor. Entretanto, o assunto de hoje atinge a todos os torcedores e pode acabar de vez com a paixão pelo Futebol.

Como já foi amplamente divulgado pelas mídias, o Fluminense fechou com o consórcio Maracanã S/A, para que o Tricolor mande seus jogos no Maraca. O Fluminense tem direito a 43.000 ingressos, nos jogos em que for mandante, que poderão ser vendidos ou cedidos pelo critério exclusivo do Clube.

Os demais ingressos custarão R$ 100,00 a R$ 250,00 e farão parte da renda direta do consórcio Maracanã S/A. Arrecadação com  estacionamento, bebidas, comida e lojas, (exceto a loja oficinal do Fluminense, que terá uma filial dentro do Maraca) é grana toda para o consórcio. Nada para o Flu.

Resumo da ópera: o Fluminense continua sem estádio.

O que os demais torcedores têm a ver com isso? Afinal o título desta postagem não é: "O Direito de Torcer"?

O problema, amigos, está nas regras que o consórcio Maracanã S/A quer impor a todos os torcedores. 

1) Nada de bandeirões com bambus
2) Proibido torcer de pé
3) Proibido instrumentos de percursão

Como é que é? Não teremos mais nossas bandeiras, não haverá mais batuque e não tem uma área para a torcida se organizar e levantar a galera? Jogar em casa não será mais vantagem?

Sem batuque, não tem ritmo e música para embalar o time. Sem bandeiras, perdemos nossas referências.

Símbolos são importantes. Quando a moral cai e a estamos sem esperança, não é para a bandeira da nossa nação que olhamos para tirar forças? Não são as bandeiras junto com o ritmo dos tambores que levantam a torcida e que por sua vez transfere milagrosamente a energia necessária aos jogadores para mais um esforço capaz que transformar a derrota em vitória?

Como estes porcos imundos e corruptos se atrevem a nos cercear do nosso direito de torcer? Como uma corja de ladrões e imorais pode se achar no direito de regrar alguma coisa, quanto mais a maneira que expressamos o amor pelo nosso time?

Se fizerem isso no Maracanã, podem fazer em qualquer estádio. O espetáculo fabuloso do futebol vai se transformar num teatro de marionetes. Temos, todos, que fazer a nossa parte e lutar contra esta incessatez.


Nenhum comentário: