12 de jul. de 2013

E mais um gigante pendura as chuteiras...

Saudações a todos albicelestes!!!


Enfim, o dia 13/07/2013 está próximo. E, mais um gigante vai pendurar as chuteiras oficialmente: Ariel "Burrito" Ortega. 39 anos de idade e 22, foram destinados a mostrar grandes jogadas, golaços, com uma habilidade inquestionável. Porém, as diversas brigas no River que o fizeram parar em times da Segunda Divisão (Independiente Rivadavia e Defensores de Belgrano), e o triste problema com alcoolismo, mancharam a carreira deste jogador que, para mim, foi um dos melhores dos anos 90.

Ortega e Batistuta: Craques da Seleção Argentina na Copa do Mundo de 1998 - Fonte: Olé


Burrito, como é conhecido, começou no futebol profissional no River Plate, em 1991, com apenas 17 anos, encantando Daniel Passarella, e seus companheiros, como Medina Bello, Ramón Diaz, Jorge Higuaín (pai do Gonzalo Higuaín). Era mais uma estrela para aquela constelação. Ganhou títulos, inclusive, foi um dos grandes pilares do time, durante a conquista da Libertadores 1996, contra o America de Cali/COL.

Ortega foi um gênio, no time campeão da Libertadores-96, onde tinha Enzo Francescoli e Hernán Crespo no ataque - Fonte: Olé

Entre 1996 (depois do Mundial Interclubes) a 2000, Ortega passou pelo Valencia/ESP, Sampdoria e Parma, da Itália. Neste ultimo, foi campeão da Supercoppa Italiana de 1999. Em meados de 2000, Burrito resolveu voltar para o River Plate, onde acabou conquistando o Clausura 2002, em um time onde tinha Fernando Cavenaghi e Andrés D'Alessandro, sendo o 30º título argentino do clube.

Em sua segunda passagem pelo River, Ortega já era ídolo da torcida, fazendo gols, e dando o título do Clausura 2002 - Fonte: Olé


Em 2003, passou em branco no Fenerbahçe, da Turquia, ficando por lá apenas uma temporada. Resolveu voltar para a Argentina no ano seguinte, e foi para o Newell's Old Boys, presenteando aos leprosos o Apertura 2004. Porém, o alcoolismo atormentava a vida do jogador, e, em 2006, em sua terceira passagem pelo River, era claro de que Ortega precisava de um tratamento médico, tanto que, durante este tempo, chegou a ser barrado do treino, pois o River não queria um jogador naquela condição de saúde.

Problemas com companheiros de clube e o alcoolismo fizeram com que Ortega fosse para times da B Nacional em 2008 - Fonte: Olé
Porém, conseguiu vencer o Clausura 2008 e foi transferido para o Independiente Rivadavia, da B Nacional, apenas pela questão de estar mais próximo de seu local de tratamento contra a dependência alcoólica, que era em Santiago/CHI. Além do Rivadavia, passou por All Boys e Defensores de Belgrano, em apenas 3 temporadas. Passou em branco, na verdade, jogou 64 partidas em 3 temporadas, marcando 8 gols. Era a hora de pendurar as chuteiras e cuidar da saúde.

Ortega, em sua apresentação para o Independiente Rivadavia, em meados de 2009. Seria a salvação da saúde debilitada por conta do alcoolismo - Fonte: Olé

Só era a hora, pois Burrito voltou a vestir as cores do River Plate, em 2011, desta vez, sem títulos, e sem a amargura do rebaixamento, pois, resolveu se aposentar antes da queda do clube para a B Nacional. Uma aposentadoria fria, de um jogador que fez muito pelo clube que o revelou para o mundo. Porém, os tempos passaram, hoje, o River está na elite do futebol argentino e de volta a uma competição internacional. E nessas horas, onde são lembrados os ídolos.

Ortega, em suas ultimas partidas, como jogador profissional, atuando pelo River Plate, em 2011 - Fonte: Olé


Ao todo, foram 10 títulos: 7 Campeonatos Argentinos, 1 Libertadores da América e 1 Supercoppa Italiana; pela Seleção Argentina, foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de 1995. Disputou 695 partidas, marcando 146 gols, inúmeros dribles, toques precisos, jogadas desconcertantes...

Ortega, obrigado por toda a sua genialidade dentro de campo, que mostrou para o mundo, o que os jogadores argentinos são capazes de fazer.





Saludos a todos!

@dcardosoarg en Twitter



Nenhum comentário: