30 de mai. de 2013

Derrotado, porém, lutando até o fim

Saludos a todos !


É com esse título que venho comentar (ou pelo menos tentar) de forma coerente, sobre o jogo entre Newells Old Boys vs Boca Juniors, pelas quartas de final da Copa Libertadores 2013.


Vou tentar pois ainda não consigo engolir a derrota do Boca Juniors nos pênaltis. Tudo bem que vieram muitos comentários na rede social, enfatizando que o Boca tinha um elenco muito limitado. De certa forma, isso é verdade, mas, o futebol é assim: Há vitórias e há derrotas também. Mas, não posso deixar de parabenizar um time que, mesmo sendo "limitado", chegou até as quartas-de-final e, foi derrotado em pé, para o melhor time argentino no momento.

Ainda questiono as duas expulsões de Burdisso (1º jogo) e Clemente Rodriguez (2º jogo), porém, acho que isso não mudaria o cenário favorável ao Newells, que tem um ótimo time e sei de que irá representar muito bem a América do Sul no Mundial de Clubes, que será disputado no Marrocos, neste ano.

Jogadores do Newells comemoram vitória nos pênaltis por 10 x 9 - Fonte: Uol


Eu poderia ter sofrido um ataque cardíaco, depois de 26 pênaltis. E eu consegui sobreviver a esse terror que ocorreu ontem. A maior série de cobranças em 21 anos. Quando o Boca errava, Orión aparecia para salvar o time, mas, Maxi Rodriguez converteu as duas cobranças e garantiu o Rojinegro nas semis, para enfrentar (provavelmente), o Santa Fé/COL

Sobre o Boca Juniors, restam alguns jogos do Torneo Final e Copa Argentina, e, a partir daí, não se sabe o futuro de alguns jogadores, se continuarão ou não. Já o Newells, será duramente prejudicado por conta da ridícula Copa das Confederações, já que, Tata Martino vai embora antes das semifinais da Libertadores, e, além dele, Ignacio Scocco retornará ao Al-Ahly, já que, o contrato está em fase terminal.

Infelizmente, existem algumas situações que dizem ser de "força maior" (Seleções) e que, prejudicam muito os clubes. Compartilho com você, leitor, e te pergunto se é justo parar um torneio continental, que está praticamente no fim, por conta de uma Copa das Confederações. Repito: É ridículo o fato da Conmebol não questionar e procurar formas junto à FIFA, para que não seja paralisado tal torneio e também, é ridícula a postura dos clubes em não questionarem a Conmebol (entidade maior na América do Sul).


Fica o meu desabafo para todos que são verdadeiros amantes do futebol, e que não se contentam em ver certos times que são apelidados de "seleções", tomando tempo, dinheiro e espaço de clubes que querem jogar de verdade.



@dcardosoarg en Twitter.

2 comentários:

Gian Perella disse...

Denis, concordo com você e digo que enquanto a Conmebol for gerida por máfia semelhante a da CBF, isso será frequente. A Libertadores jamais terá a força da CL, mas é possível torna-la MUITO mais rentável, parece que não querem. Isso, entre outras coisas que afogam os clubes do continente, fazendo com que alguns inclusive, tenham seu tamanho/importância diminuídos. Os clubes tem pouca força diante de uma entidade arbitrária e ditatorial. Os grandes clubes do continente deveriam se unir e formar uma entidade própria, semelhante a do Clube dos 13.

Unknown disse...

Sim, seria muito interessante se os grandes da América do Sul unissem as forças. Porém, difícil é convencer alguns clubes grandes que possuem diretorias arbitrárias e ditatoriais a formarem um "genérico" Clube dos 13.