
Mais uma pesquisa sobre tamanho de torcidas, dessa vez realizada pela Pluri Consultoria, e mais uma vez um fato alarmante: A torcida do Atlético está como a 10ª maior do Brasil. Ora, todo e qualquer atleticano consciente sabe que esse valor está muito abaixo do esperado. Dos ditos 12 grandes, só “ganhamos” de Botafogo e Fluminense. Estamos abaixo até do Santos. O porquê disso? As últimas campanhas pífias no campeonato brasileiro vêem denegrindo nosso nome no cenário nacional. Junta-se a isso ao fato da mídia ser tendenciosamente paulista e carioca, vamos perdendo força fora do nosso estado. Em números absolutos, temos 4.200.000 torcedores em nosso estado, dos 4.600.000 contabilizados pela pesquisa. Totalizando, portando, 91% de nossa torcida dentro do estado. Sabemos da força que nossa torcida tem aqui em Minas, e mais especialmente em Belo Horizonte. Porém, não adianta, sem um desempenho digno no Brasileiro, cada vez mais veremos atleticanos somente em Minas Gerais.
Alento também para o fato que, de uma população de 19,6 milhões de habitantes, somos responsáveis pó 21% dos torcedores, sendo que 18% da população não torce pra nenhum time, enquanto assustadores 30% dos habitantes do estado torcem para algum time fora de Minas. Isso é um absurdo, quando comparado com o Rio Grande do Sul, onde a proporção de torcedores para times locais atinge a marca de 97,2%. Existe em Minas uma crescente propagação de torcidas para times de fora, minando assim a torcida de Atlético e Cruzeiro, e nos transformando efetivamente na 4ª potência futebolística do País. Muito pouco para o segundo estado mais populoso do país, e a terceira maior economia.
Portanto, caros amigos, não deixem o atleticanismo morrer! Levem seus filhos, amigos, irmãos, tios, primos ao estádio. Mostrem para eles o calor dessa torcida. Cantem junto a Galoucura ou a Charanga do Galo nos 90 minutos! Ajudem a trazer de volta para o Galo a admiração que o Brasil inteiro já teve por essa torcida. Aplaudam, cantem, façam festa! Não deixem os resultados te abater. Mostre que essa torcida é a maior e mais apaixonada do Brasil! Atleticanos, uni-vos! E vamos mostrar ao Brasil inteiro o barulho que fazem 4.600.000 vozes!
Detalhes relevantes da pesquisa:
- Gaúchos são fanáticos pelos seus times, e não aceitam tanta influência externa.
- A estrondosa maioria de Flamenguistas é de fora do Rio, o que mostra a força que a emissora de TV carioca mais vista no Brasil têm para convencer o público em estados carentes de futebol.
- Os times do Rio Grande do Sul, junto aos cariocas e paulistas, também têm mais que 20% da sua torcida fora do estado natal, o que indica uma força maior dos times do Sul com relação aos mineiros.
- Mesmo com as últimas campanhas razoavelmente bem sucedidas das rivais azuis, o poder delas fora do estado ainda é pequeno (12% de seus torcedores fora do estado)
Minha conclusão sobre isso, é que as torcidas de Atlético, Cruzeiro e América deveriam se conscientizar da responsabilidade que tem no estado, e procurarem, sem perder a rivalidade de sempre, fortalecer o nome do futebol mineiro. Sei que as últimas campanhas foram brochantes, mas (digo isso como torcedor) a festa que era um jogo no Mineirão, a alegria de estar no estádio, isso que me fez apaixonado. Hoje, com tantas vaias à equipe, não sinto mais o mesmo prazer no estádio. Por isso digo: Vamos torcer, cantar e festejar! Pois é isso que dá gosto!
Sigam este colunista no twitter: @piordospiores
7 comentários:
Ridiculo Colocar o cruzeiro como as meninas! Aceitem frangas a sua torcida é menor! é chacota é cocota!
Meninas, marias, smurfetes. Se não, acharam que o rival azul é o nacional de nova serrana ;)
Ha ha ha faz-me rir né Bruno Campos! desde quando o nova serra é rival de alguém? kkk Mas tudo bem penosas! Chamem do que quiser, mas venha tirar onda quando seu time tiver 4 copas do Brasil, 2 campeonatos brasileiros e pelo menos duas libertadores. Até lá, se juntem a outros times para tentar serem conhecidos, levantem bandeiras que não são as de vocês, quem sabe assim, pessoas de fora ouçam falar do seu TIMINHO e vocês aumente um pouco essa torcidinha! kkkkk
A pesquisa mostra realmente que alguma coisa deve ser feita internamente...inadmissível, pessoas do próprio estado, nascidos no próprio estado, preferirem torcer para times de fora. Aqui no Paraná, a história atrapalha e muito, já que o estado foi provincia do estado de São Paulo a tempos não tão distantes.
Grande parte do interior torcem para times de SP. Campanhas, promoções, divulgações, marketing....tudo deve ser levado em conta para reverter este quadro...
Paraná, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo... muitos estados com os maiores PIBs do Brasil ainda possuem grande influencia do futebol paulista/carioca. Temos que sermos mais "bairristas" e prezar o futebol regional, para não haver, nos próximos anos, uma maior polarização do futebol nacional.
Pois é... o Galo é bem maior que as marias, mas para o galo ganhar mais torcedores tanto dentro e fora de Minas tem que mostrar melhor desempenho nos campeonatos no qual ele participa; por que se ele so continuar participando por participar não vai mudar muita coisa não. Aqui em Minas o Galo manda, mas se queremos aumentar nossa torcida é melhor aumentar os troféus ganhos também.
Concordo!
Postar um comentário