2 de set. de 2013

Clássico e Memórias

Saudações a todos!


Duas semanas, dois clássicos do Futebol Argentino, porém, na B Nacional. O Huracán é o maior envolvido, pois, na sexta-feira, jogou contra o Ferro Carril Oeste e na semana que vem, recebe o Independiente de Avellaneda, ainda sem data definida.

Lá no Carril Oeste, o Huracán venceu por 2-1, com gol no último minuto. Parece que desta vez, os Quemeros tem totais chances de garantir uma vaga para o acesso. Eu fico ansioso em ver jogos desta grandeza, porém, fico triste em ver essas equipes (inclusive o Chacarita, na B Metro), disputando vagas para acesso.

A ultima vez em que Ferro vs Huracán se enfrentaram na Primera División, foi no Clausura 1999. Naquela oportunidade, vitória do time vermelho e branco por 1 x 0.

Mas, o que houve com esses dois clubes ao longo dos anos?

O mesmo problema que acontece nas canchas tupiniquins: Péssimas administrações. No caso do Ferro, foi muito pior, pois, além de ser rebaixado para a B Nacional em 2000, conseguiu incrivelmente cair para a B Metropolitana em 2001. No ano seguinte, foi decretada a quebra do clube, porém, um empresário resolveu investir no clube, no qual é um hincha fanático e, em 2003, conseguiu voltar para a B Nacional no ano seguinte. Desde então, o time tenta, a duras penas, voltar ao seu bom futebol, tentar fazer campanhas como as da "Epoca de Oro - Años 80".

Ferro Carril, Campeão Nacional em 1982. Há 9 anos disputa a B Nacional, para voltar aos velhos tempos de glória
Já o Huracán, memorável Campeão de 73, com uma "Seleção", nunca precisou provar o horrível gosto de jogar a B Metropolitana, porém, a B Nacional, é um fantasma que vive em Parque Patrícios. Foi rebaixado pela primeira vez, em 1986, depois de 72 temporadas seguidas na Primera División, passou 4 anos militando na divisão inferior, até a temporada 1989/1990, com Carlos Babington como treinador da equipe. 10 anos depois, novamente os Quemeros foram para a B Nacional e no ano seguinte, o mesmo Babington subiu com o time para a Primera. Não durou muito tempo, em 2003, na mais pífia e desastrosa administração, o Huracán caiu, e só voltou em 2007, com El Turco Antonio Mohamed como treinador.

Huracán, Campeão do Metropolitano de 1973. 40 anos se passaram e hoje, o clube está na B Nacional
Em 2009, o time contava com Matias Defederico, Javier Pastore, Mario Bolatti, Gastón Monzón, entre outros. Tudo parecia mostrar que os velhos tempos voltavam. Até torcedores faziam músicas com a escalação da equipe. Porém, na última rodada do Clausura 09, chegou na ultima rodada com 38 pontos, assim como o líder, Velez Sarsfield. E eles se enfrentaram naquela rodada, que para mim, foi a maior vergonha que o Futebol Argentino presenciou. Prefiro não falar, mas mostrar no vídeo abaixo:


Depois deste jogo, nunca mais vimos o Huracán ter aguante para jogar futebol, tanto que, no dia 22 de Junho de 2011, perdeu a "Promoción" para Gimnasia y Esgrima La Plata, e foi rebaixado. Em 25 anos, caiu 4 vezes para a B Nacional.

Hoje, são dois times que sofreram reformulações, estão brigando (até a 5ª rodada) pelas vagas de acesso à Primera. E eu espero que isso aconteça o quanto antes, assim como Independiente, e um pouco mais longe, o Chacarita.

Eu espero ver grandes times de volta à Primera...


@DCardosoArg en Twitter

Nenhum comentário: