3 de jul. de 2013

Voltando aos trabalhos

Nesta parada devido à Copa das Confederações, fiquei voltado mais para a seleção do que o verdão. Acompanhei mais ou menos de perto a saída do nosso capitão Pereira, que muito fez pelo verdão, e que foi para o Sport.
Pereira era banco, mas tinha um papel muito importante no elenco coxa, por sua postura dentro de campo, um verdadeiro líder, que servia de exemplo para os mais novos. Em sua despedida, nosso presidente Vilson Ribeiro de Andrade, fez uma singela homenagem ao zagueiro, mostrando o quanto foi importante no tempo que vestiu e honrou a camisa coxa branca.
Mas foi na final da Copa das Confederações, que tive uma surpresa muito desagradavel. Em um churrasco na casa de um amigo, para acompanhar a final, onde infelizmente não pude ficar até o final, me falaram que o Rafinha estava indo embora. Questionei a veracidade da informação e a resposta foi positiva. Rafinha irá fazer muita falta no elenco do Coritiba. Pelos seus pés nasciam as principais jogadas no setor ofensivo do Coritiba. Com sua velocidade, com sua marra, encarava seus oponentes, e era de fundamental importancia dentro do esquema tático verde e branco. Pior que a saída de Rafinha, é saber que não existe no elenco, jogador com as mesmas características e que o verdão irá perder muito tecnicamente. A Coritiba, precisa e muito, correr atras de um reforço que o substitua, um jogador que chegue para jogar.

Rafael Silva, jogador oriundo do juniores, também deixou o verdão. O jogador surgiu como uma promessa, mas não teve uma regularidade dentro das partidas que fizessem se tornar uma realidade. O verdão permanece com parte dos direitos federativos do jogador.

Nesta inter temporada o verdão fez dois amistosos. O primeiro diante do Taubaté, com um time recheado de jogadores que vieram da base. Destaques para o lateral Abner, que é a maior revelação na base do verdão e que vem constantemente sendo chamado pelas seleções de base, como sub-15, sub-17, e até mesmo pela sub-20. Jogou bem, mostrou que futuramente vai dar muitas alegrias para o verdão. O jogador já vem sendo sondado por clubes europeus e o Coritiba, está conseguindo e acredito, irá conseguir segurar por mais um bom tempo. A vitória no amistoso veio com gol de Artur. 1x0

Outro amistoso ocorreu diante do Figuerense, com o time titular, e o empate em 2x2, em um campo molhado, serviu para mostras que o centroavante Artur, está, aos poucos, ganhando seu espaço dentro do elenco. Foi dele um dos gols no empate, o outro foi do menino de ouro Alex.

O verdão está preparado e concentrado para o jogo diante do Flamengo, no sabado, para tentar manter a liderança. Acredito que o verdão pode pontuar na partida. Um empate deixa o coxa entre os lideres, e ainda brigando pelas primeiras colocações.

Quem desembarcou no Alto da Gloria, foi o lateral esquerdo Iberbia, jogador que deverá ser titular quando a documentação estiver em dia, coisa que só deve ocorrer em julho.

Outra boa noticia foi a renovação do angolano endiabrado Geraldo, por dois anos. O jogador busca a dupla cidadania para que todos os estrangeiros do verdão, possam entrar em campo.

CATEGORIAS DE BASE

Nas categorias de base a bola continuou rolando normalmente, sem pausas;

O verdão, pelo sub-20 perdeu para o Pato Branco por 1x0, venceu o Paraná por 1x0, gol de Leonardo, saiu derrotado diante do J. Malucelli por 2x0, venceu novamente o Paraná por 5x0, gols de Denner, Lucas Barreto, Leo, Denner e Jefferson e aplicou nova goleada diante do J. Malucelli, gols de Denner, Jobson, Lucas Barreto e Odair e aplicou outra goleada diante do Pato Branco por 3x0, gols de Denner, Italo e Juninho. Verdão ficou em primeiro lugar do grupo.

No sub-17 o verdão foi derrotado pelo Paranavaí por 1x0, goleou o Cincão por 4x2 com gols de Abner, Evandro, Kady e Glayson, aplicou nova goleada diante do São José por 6x0, com gols de Kady, Thiago Ferreira, Fernando Diniz, Kady, Evandro e Glayson e se classificou para as semi finais do estadual, onde irá encarar o Atletico/PR.
O time sub-17 deu uma pausa no estadual para jogar a Copa Espirito Santo, onde estreou diante do Campinho, onde venceu por 3x0, gols de Fernando Diniz, Gustavo Mosquito e Taigo, e pela segunda rodada enfrentou e venceu a Desportiva por 1x0, gol de Evandro. Coxa segue lider do grupo e precisa de um empate na ultima rodada diante do Flamengo, para garantir a classificação.

Pelo sub-15 o verdão venceu o Paraná por 2x0, gols de Alan e Igor e garantiu mais uma vitoria diante do Renovicente por 3x0.

Verdão fazendo bonito na base.

FUTSAL

Neste intervalo, o verdão futsal jogou apenas uma vez, e continua com jejum de vitorias, enfrentou e perdeu para o Ampere, caindo para a quinta colocação na série Prata.


Nenhum comentário: