Enfim, depois de 38 rodadas, lá se foi mais uma temporada do Campeonato Argentino, desta vez, com algumas surpresas na parte de cima e na parte de baixo da tabela, mas hoje, vamos relembrar alguns fatos que marcaram este torneio.
Mudança de nome e regulamento: Depois de muita conversa nos bastidores (e de uma certa demora), a AFA mudou o nome dos "turnos", que antigamente eram chamados de Torneo Apertura e Torneo Clausura para Torneo Inicial e Torneo Final, além da alteração no sistema de rebaixamentos, onde, os 3 ultimos do promédio, seriam rebaixados diretamente, sem a possibilidade de playoffs com os times da B Nacional (4º e 5º colocados). Assim, os times que estavam brigando na parte de baixo do promédio, teriam que remar um pouco mais para se livrar do fantasma do rebaixamento.
Torneo Inicial 2012: Podemos dizer que, no Torneo Inicial, tivemos mais times brigando pelo campeonato, uma vez que, os melhores classificados pelo promédio (e também pela classificação do próprio Torneo). Todo mundo queria um lugar na Libertadores 2013, e apenas Vélez, Boca, Newells, Arsenal e Tigre, conseguiram as vagas. Vimos algumas surpresas, como o Belgrano de Córdoba, que ficou na 3ª posição do Torneo Inicial e o Independiente de Avellaneda, que amargou a 18ª posição.
A maior goleada, aconteceu na 10ª rodada, onde o River Plate fez 5-0 contra o Godoy Cruz.
O Velez Sarsfield fez uma campanha impecável: Em 19 jogos, venceu 13, empatou 2 e perdeu 4, marcando 31 gols (Facundo Ferreyra marcou 13, sendo o artilheiro isolado).
![]() |
| Velez Sarsfield, campeão do Torneo Inicial 2012 - Fonte: Lapacho |
Torneo Final 2013: Enquanto aqui no Brasil, os times estavam disputando os campeonatos estaduais, na Argentina, tinhamos alguns times brigando pelo Torneo Final, já que, o Vélez (campeão do Torneo Inicial) já estava classificado para a Super Final, e Newells, Boca, Arsenal e Tigre, estavam brigando a todo vapor na Copa Libertadores.
Mas, quem disse que o time que está na Libertadores não pode brigar pelo Torneo Final? Ninguém avisou ao Newells, e, posso dizer que este time será lembrado por muitos e muitos anos, como um time que brigou a todo instante para copar na Argentina, talvez, na América e quem sabe, o Mundo.
Como eu sempre reclamei, eram poucos os jogos em que terminavam com mais de 2 gols. E, o Newells calou a minha boca, e anotou 40 gols em 19 jogos (média aproximada a 2 gols/partida), fora algumas goleadas.
Para se ter uma idéia do que este time fez na temporada, na soma dos 2 torneios, os Leprosos fizeram 74 pontos (7 a mais do 2º colocado no geral - Lanús) e "apenas" 50 pontos do último colocado no geral (Unión de Santa Fé), marcou 63 gols, sendo que, 24 foram de Ignácio Scocco, o artilheiro máximo do campeonato.
![]() |
| Newell´s Old Boys, campeão do Torneo Final 2013 - Fonte: Futbol y Tablón |
Decepções: Sem dúvidas, Independiente e Boca Juniors foram as decepções deste campeonato. O Rojo, conhecido como Rey de Copas, foi rebaixado para a B Nacional, após 3 temporadas desastrosas. Já o Boca Juniors, fez a pior campanha de sua história, tendo 12 vitórias em 38 jogos (no Torneo Final, em 19 jogos, venceu apenas 3)
![]() |
| Independiente, o Rey de Copas, rebaixado para a B Nacional - Fonte: Uol |
Surpresas: Em Agosto, eu apostava que o San Lorenzo seria rebaixado para a B Nacional, mas, o Ciclón fez o que o Rojo deveria ter feito e, colheu os frutos, garantindo a ultima vaga para a Copa Sul Americana 2013. Outro time que me surpreendeu foi o Belgrano de Cordoba, que fez um ótimo Torneo Inicial e, com 59 pontos somados nos dois torneios, também garantiu a vaga para o torneio sulamericano, que inicia no próximo semestre.
![]() |
| Belgrano de Cordoba, classificado para a Copa Sulamericana 2013 - Fonte: Mundo de la Voz |
Além de tudo isso que mencionei acima, Racing Club e River Plate "renasceram das cinzas", fazendo uma ótima temporada, e também garantiram os seus lugares na Sul Americana 2013 e, possuem grandes chances (pelo Torneo Inicial 2013), a brigarem por vagas para a Libertadores 2014. Devo lembrar que, Rosario Central, Gimnasia de La Plata e Olimpo de Bahia Blanca, voltaram para a Primera Divisão, tomando os lugares de Unión de Santa Fé, Independiente de Avellaneda e San Martín de San Juan.
O Torneo Inicial, começa no dia 04/08. Teremos alguns clássicos na próxima temporada, como Newells-Central, Estudiantes-Gimnasia e Boca-River, além de grandes disputas pelas vagas nos torneios continentais.
Agora, é hora de descansar, para alguns jogadores. Ainda vou acompanhar a Copa Libertadores, Copa Argentina, que estão nas fases finais. Lembrando que, dia 29/06, haverá a Super Final, entre Newells e Vélez, no Mundialista Mendoza, às 18:00.
![]() |
| Velez vs Newells disputarão a Superfinal e também, definirá a 2ª vaga para a Libertadores 2014 - Fonte: Msn |
Agradeço a todos os hinchas que acompanharam esta coluna, durante a metade da temporada, e, continuaremos a todo vapor em 2013/2014.
Futbol, Alento y Amistad siempre!!!
@dcardosoarg en Twitter
.jpg)




Nenhum comentário:
Postar um comentário