Já que não tem Corinthians... O jeito é relembrar!
Em 1982 surgiu o movimento da democracia corintiana em meio a um país oprimido por seus governantes. Liderado por Sócrates, Casagrande, Wladimir, Zenon, Adílson Monteiro Alves, o movimento colheu resultados positivos dentro e fora de campo. Dentro, jogando de forma coletiva e vencedora; fora, subindo em palanques, gritando por democracia e sendo perseguidos pelos líderes políticos da época. Sob o slogan "Ganhar ou perder, mas sempre com democracia", a igualdade de condições entre todos os componentes do clube serviu de exemplo para a conquista e posterior consolidação democrática no Brasil. Democracia esta que precisa ser revista detalhadamente.
Com os recentes e necessários acontecimentos no âmbito político nacional, não seria demais esperar que os representantes do esporte mais amado e popular do país seguissem o exemplo da população e apoiassem o apelo do povo. No que depender da seleção, percam as esperanças, brasileiros. A seleção não se manifestará, como disse o Felipão. Isso sem falar na bola isolada por dois dos maiores ídolos do futebol, exemplos pra tanta gente.
Não há como não lembrar da Democracia Corintiana que constituiu o maior movimento ideológico da história do futebol brasileiro. Um modelo de gestão e negociação que ia além dos gabinetes de diretores, campos de futebol. A coragem de um grupo ao bater de frente com um modelo administrativo arbitrário de um país inteiro.
Cidadania e futebol. Uma mistura que deu certo. Sócrates - grande nome do movimento - faz falta nos dias de hoje. Seu brilhantismo dentro de campo e sua inteligência e conhecimento político fora dele. Diferenciado. Nunca disse ao povo que esquecesse os protestos e pensasse na Copa. Nunca disse que copa não se faz com hospitais. Se os autores destas frases foram mal interpretados ou não, não sei. Mas foi feio o que os dois maiores nomes do futebol brasileiro disseram...
O único jogador de futebol que tem se manifestado de forma coerente e demonstrado conhecimento de causa é o Paulo André.
Motivos pra reclamar não faltam. Transportes, educação, saúde, segurança, PEC 37, ato médico e tantas outras arbitrariedades. Faltam somente atletas com conhecimento de causa e que saibam se colocar diante do momento atual. A manifestação não é, prioritariamente, contra a Copa. Mas a omissão dos representantes do esporte faz com que o povo veja a competição como vilã.
2 comentários:
Dou o braço a torcer. Foi um movimento digno e memorável. o Dr. deve estar contente lá em cima. Casagrande , devido a imensa (e justa, no caso dele) gratidão a Globo deve estar se comendo por dentro por não poder dizer tudo aquilo que quer.
Jogadores como esses, politizados e com tamanha consciência social, jamais veremos. Sempre fui fã do Dr. dentro e fora de campo, ele na minha opinião, é o maior ídolo da história do Corinthians, ao menos deveria ser. jamais escutei uma bobagem que viesse da boca dele, sempre coerente, esclarecido e de opinião 110% honesta.
Concordo Gian. Pra mim, Sócrates é o cara. Um gênio em todos os sentidos. Falava o que pensava e nunca pensava nenhuma babaquice.
Postar um comentário