Já disse aqui várias vezes que não pego a febre verde-amarela há tempos.
Confesso inclusive ter um grande simpatia por nossos rivais celestes, em virtude de seu orgulho e vontade, sempre evidentes, ganhando ou perdendo.
Mas verdade seja dita, Felipão vem tentando fazer com que isso mude, por mais que o futebol apresentado não seja aquele que vislumbramos.
Pouco a pouco, a seleção vai tomando "cara de Felipão", falta é tomar forma, estabelecer um esquema tático que priorize qualidades dos jogadores que vem sendo convocados e temos talentos.
O jogo de ontem destacou talentos individuais e o resultado de 3x0 sobre uma França que é carente de craques desde a aposentadoria de Zidane. Se o Brasil luta para ser o mesmo, tem jogadores para isso e passa por uma renovação quase que geral, a França vem em queda desde a final da Copa de 2006, e parece que em nada mudará.
O Brasil sim, pode mudar.
Mas dai a convencer e contagiar o torcedor, é outra história.
Festa nas arquibancadas da Arena do Grêmio
A Copa das Confederações será um torneio de auto-afirmação para todas as seleções que a disputarão, exceção feita a Espanha, que não precisa provar nada a ninguém.
Até o Japão, que recentemente carimbou seu passaporte para a Copa de 2014, precisa ter provas de fogo, testar sua seleção diante de grandes como Espanha, Brasil, Itália e Uruguai. Só assim saberão até onde poderão chegar na Copa do Mundo.
Tahiti, mero figurante, encara o torneio como oportunidade de aparecer para o Mundo e aprender algo, ganhar experiência longe da Oceania, encarando seleções infinitamente mais fortes.
Uruguai e México, correm risco de ficar fora da Copa, e pretendem fazer do torneio uma arrancada rumo as classificações em suas respectivas eliminatórias.
Itália e Nigéria que também não estão garantidas em 2014,apesar de um pouco mais tranquilas, precisam ganhar confiança.
E o Brasil...apesar de ir para a Copa das Confederações com a cabeça mais erguida, ainda precisa fazer mais do que propagandas de cerveja e guaraná para convencer o país, de que 1950 poderá ser sepultado para sempre.

3 comentários:
Esta foi a milésima publicação do blog desde a sua criação, que venham mais 1000!!
Ultimamente também não tenho tido essa febre verde amarela, acho que isso vem acontecendo com muita gente nos últimos anos.
Me preocupa a situação do Uruguai nas eliminatórias, eles não podem faltar na Copa, é uma seleção que transmite a vontade de jogar pelo país.
Boa...nem me liguei que era o post nº 1000...bora p/ os 2000 !!!
Postar um comentário