10 de jun. de 2013

Copa das Confederações: Cabeça erguida

Já disse aqui várias vezes que não pego a febre verde-amarela há tempos. 
Confesso inclusive ter um grande simpatia por nossos rivais celestes, em virtude de seu orgulho e vontade, sempre evidentes, ganhando ou perdendo.
Mas verdade seja dita, Felipão vem tentando fazer com que isso mude, por mais que o futebol apresentado não seja aquele que vislumbramos.
Pouco a pouco, a seleção vai tomando "cara de Felipão", falta é tomar forma, estabelecer um esquema tático que priorize qualidades dos jogadores que vem sendo convocados e temos talentos.
O jogo de ontem destacou talentos individuais e o resultado de 3x0 sobre uma França que é carente de craques desde a aposentadoria de Zidane. Se o Brasil luta para ser o mesmo, tem jogadores para isso e passa por uma renovação quase que geral, a França vem em queda desde a final da Copa de 2006, e parece que em nada mudará.
O Brasil sim, pode mudar.
Mas dai a convencer e contagiar o torcedor, é outra história.

  Festa nas arquibancadas da Arena do Grêmio

A Copa das Confederações será um torneio de auto-afirmação para todas as seleções que a disputarão, exceção feita a Espanha, que não precisa provar nada a ninguém.
Até o Japão, que recentemente carimbou seu passaporte para a Copa de 2014, precisa ter provas de fogo, testar sua seleção diante de grandes como Espanha, Brasil, Itália e Uruguai. Só assim saberão até onde poderão chegar na Copa do Mundo.
Tahiti, mero figurante, encara o torneio como oportunidade de aparecer para o Mundo e aprender algo, ganhar experiência longe da Oceania, encarando seleções infinitamente mais fortes.
Uruguai e México, correm risco de ficar fora da Copa, e pretendem fazer do torneio uma arrancada rumo as classificações em suas respectivas eliminatórias.
Itália e Nigéria que também não estão garantidas em 2014,apesar de um pouco mais tranquilas, precisam ganhar confiança.
E o Brasil...apesar de ir para a Copa das Confederações com a cabeça mais erguida, ainda precisa fazer mais do que propagandas de cerveja e guaraná para convencer o país, de que 1950 poderá ser sepultado para sempre.

3 comentários:

Flavio F. N. disse...

Esta foi a milésima publicação do blog desde a sua criação, que venham mais 1000!!

Flavio F. N. disse...

Ultimamente também não tenho tido essa febre verde amarela, acho que isso vem acontecendo com muita gente nos últimos anos.
Me preocupa a situação do Uruguai nas eliminatórias, eles não podem faltar na Copa, é uma seleção que transmite a vontade de jogar pelo país.

Gian Perella disse...

Boa...nem me liguei que era o post nº 1000...bora p/ os 2000 !!!