NE: Como a bola dos clubes parou de rolar, usarei este espaço para falar dos protestos vistos no últimos dias.
Acho legítimo o direito de promover manifestações. Quaisquer que sejam elas. Independentemente dos motivos. E concordo com a que serviu de gatilho para as demais, que teve como mote não o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo, mas a falta de subsídio para o seu barateamento. Só não acontecerá porque envolve os interesses de muita gente graúda (o pessoal de Santo André que o diga).
Sempre fui ácido quanto ao comportamento bovino do brasileiro, que normalmente abaixa a cabeça e aceita tudo o que lhe é imposto, passivamente, a não ser que a questão seja seu time de futebol. Aí, e somente neste caso, o brasileiro se coça.
Eis que, de uma hora para outra, o povo resolveu colocar as mangas de fora, sair para a rua e reclamar como se deve. Claro que existem os mais exaltados. Afinal de contas, não se trata de procissões, mas de manifestações. Também há oportunistas e a molecada que vai só para causar, e é preciso ter cuidado para não virar massa de manobra de partidos políticos e movimentos sócio-políticos que aderiram à causa, qualquer que seja.
| Faixa exibida por manifestantes que questiona as prioridades do governo do país sede da Copa do Mundo de 2014. (Dassler Marques/Terra) |
No entanto, existe o risco da grita virar "carne de vaca". A molecada se mobiliza e vai pra rua protestar sabe-se lá pelo quê. É o manifesto pelo manifesto. Raso, tende a sumir conforme a onda passar. Será que sairão dos passeios e tomarão o asfalto para voltar a lutar pela causa indígena na demarcação de sua terras? Honestamente eu duvido.
Agora tomam as ruas por causa dos gastos para a Copa do Mundo e a das Confederações. Chiam por conta da falta de investimentos em saúde e educação, como se isso fosse novidade. Só que foi decidido em 2007 que o Brasil seria sede do Mundial de 2014 e, por conseguinte, da Copa das Confederações de 2013, e ninguém falou nada. Em vez disso, fizeram festa, regada a muito dinheiro público e apoio da Globo, dona dos direitos de transmissão (e da alma de muitos).
![]() |
| Protesto contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. Seis anos de atraso (Evelson de Freitas/AE) |
O ex-jogador Ronaldo saiu em defesa da FIFA, alegando que o brasileiro estava interessado na festa e não se importavam com o atraso das obras e com o consequente estouro orçamentário. Como ele é blindado pela boa vontade do torcedor, as bobagens que ele tem dito não repercutem como deveriam.
Parece até que dormimos sem a Copa e acordamos assustados com o bode na sala. Só que ele tá aí faz tempo, e fede. Nós é que não nos incomodamos com o cheiro antes.



2 comentários:
Marcos, compreendo o que você quer dizer, mas discordo o que você mencionou que "o pessoal começou a chiar só agora". Em 2007, 2008, até 2012, ninguém estava olhando para o Brasil. Agora, o mundo inteiro está olhando para o que está acontecendo, principalmente por conta da Copa das Confederações. E na hora certa, que os jovens começaram a ir para as ruas para fazer protestos. Sabemos que alguns partidos estão infiltrados (vide fotos das manifestações em SP, e confesso que, tenho um certo receio de que isso não dê em nada, na verdade, vou mais além: Se eles não ficarem na frente dos palácios dos governos estaduais, ou em Brasília, até que haja uma SOLUÇÃO (e não uma simples promessa), realmente, será um manifesto por manifesto, porém, pelo o que acompanho, a hora de "tomar" o palácio está bem próxima.
Obviamente, existe o outro lado, daqueles que não se importam de tudo isso que relatei acima, principalmente aqueles que agora, reclamam que "os manifestantes estão atrapalhando o trânsito", e que, não querem ver e nem viver a realidade, ou, aqueles que "mamam nas tetas" do governo, e que, se conformam em pagar caro por um transporte ridículo, por não ter um atendimento de qualidade em um hospital público (já que nem todas as empresas concedem o benefício de assistência médica), verem seus filhos andando quilômetros e mais quilômetros para chegar em uma escola caindo aos pedaços, em que a capacidade da sala, que é de 30 alunos, está abarrotada por 45, 50 alunos.
Pois é, Denis. No fim das contas o pior dos cenários se desenhou. Foram feitas engenharias financeiras para que o aumento não saísse, descobrindo outros santos para que este fosse coberto. E os que bradaram agora permanecem num silêncio ensurdecedor, que incomoda. Mas e daí? A Copa é aqui e o pessoal encheu o Facebook de fotos para poder mostrar aos netos, que certamente serão mais alienados ainda que eles. Eis a "evolução" humana.
Postar um comentário