Hoje, não vou escrever como colunista, e sim, vou escrever como um torcedor fanático pelo futebol argentino, e, contar para vocês o sentimento de acompanhar há quase 10 anos, um dos templos sagrados do futebol.
Neste sábado (25/05), é comemorado o Dia da Revolução de Mayo, na Argentina. Mas, nesta mesma data, há 73 anos atrás, era fundada a La Bombonera,
Quantos e quantos jogos nesse estádio, quantas avalanches que, desde pequeno, me perguntava o por quê de ser comemorado daquela forma...E aí, quando cresci, eu vi que não era só nos anos 90/2000 que a festa era daquele jeito. Na verdade, foram inúmeras as vezes que, o alambrado foi abaixo...
Quando eu vejo vídeos de jogos do Boca Juniors, procuro os jogos somente na La Bombonera, mesmo que não tenha vencido a partida ali. A mística do estádio, a pressão vinda da arquibancada, a comemoração dos gols do Boca (famosa avalanche) emocionam qualquer amante do futebol. Vi relatos de muitos jogadores, de várias partes do mundo, de vários clubes, inclusive de times rivais, exaltando a pulsação que acontece quando se joga na La Bombonera.
Maradona, Riquelme, Palermo, Guillermo Schelotto, "El Patrón" Bermúdez, Oscar Cordoba...Eu queria falar de todos, mas, não teria tempo suficiente para mencionar tantos craques do futebol, que passaram por ali, isso, sem falar de jogadores que estavam do outro lado: Francescoli, Burgos, Gallardo, Marcos, Zinho, Rogério Ceni, tantos outros que realmente, eu prefiro parar de dizer.
Essa casa que abriga mais de 60 mil espectadores, 60 mil apaixonados por futebol, independente se é do time local ou visitante. É uma casa que deve ser conservada, que não deve ser demolida, que não precisa passar pelo processo inútil de "futebol moderno". A La Bombonera não precisa disso, o Futebol Argentino não precisa virar um cinema.
Infelizmente, até hoje, não pude ver a verdadeira Seleção Argentina jogar na Bombonera (não vale o Superclassico das Américas). A ultima vez que a Albiceleste jogou lá, eu era recém-nascido. Se um dia, houver uma oportunidade, com certeza, eu saio de Curitiba até Buenos Aires. Imagino que seria diferente e lindo, ver torcedores de vários clubes argentinos, alentando pelo "time-maior": a Seleção Argentina.
La Bombonera, obrigado por me dar momentos inesquecíveis do futebol, agradeço em nome de todos que são amantes desse esporte, e que, de qualquer parte do mundo, lembra de ti, como uma caixinha que explode a cada gol.
Deixo para vocês, este vídeo que mostra alguns momentos especiais deste Templo do futebol.
Saludos a todos !
@dcardosoarg en Twitter

Nenhum comentário:
Postar um comentário