Saudações albicelestes a todos !!!
Eis que mais uma temporada do Futebol Argentino está se encerrando. Uma temporada com muitas surpresas, decepções e uma certeza: Pelo menos, teremos 4 clássicos na Primeira Divisão na temporada 2013/2014.
Começando a falar dos times da Primera D, o campeão foi o Argentino, de Quilmes, que fez a melhor campanha de todos os times afiliados a AFA: 83 pontos em 34 jogos, e, em contra-partida, tivemos o pior time dos afiliados a AFA: o Puerto Nuevo, voltará para a Liga del Interior, com uma campanha "amadora": 22 pontos em 34 jogos, resultando um promédio de 0.647. Ainda não está definida a segunda vaga, já que 6 times brigam por 4 vagas no quadrangular final.
| 8 mil hinchas alentando por Argentino de Quilmes, que fez a melhor campanha da Argentina - Fonte: Argentino Quilmes |
Na Primera C, o UAI Urquiza já está garantido na B Metropolitana, com 2 rodadas de antecedência. Restam 6 times brigando por 4 vagas no quadrangular que define a segunda vaga à B Metro. O rebaixamento será definido, provavelmente, na ultima rodada, já que, 5 times brigam diretamente contra o descenso.
![]() |
| UAI Urquiza (camisa azul) é campeão da Primera C - Fonte: Taringa |
Argentino A - Um torneio de muitas ramificações e que, o Talleres de Cordoba, sagrou-se campeão e de quebra, conquistou a vaga para a B Nacional*. A outra vaga será disputada em um mini-torneio de 8 times, em jogos de ida e volta. Os rebaixados foram: Racing de Cordoba, Sportivo Desamparados, de San Juan e Almuni, de Cordoba.
![]() |
| Inferno Azul em Kempes: 60 mil hinchas celebrando o acesso de Talleres para B Nacional - Fonte: Clarín |
B Metro: Torneio de 21 clubes e que, Villa San Carlos sagrou-se campeão, garantindo a vaga direta para a B Nacional, porém, apenas na ultima rodada, disputando ponto a ponto contra Platense, que disputará junto de Brown, Almagro e Atlanta, a ultima vaga para o acesso. San Telmo e Central Cordoba foram rebaixados para a Primera C.
![]() |
| Villa San Carlos, campeão da B Metro na ultima rodada - Fonte: Mundo D'Lavoz |
B Nacional: Um torneio que, na minha opinião, foi o mais disputado dos ultimos anos, uma vez que, surgiram times recém-chegados da B Metro ou Argentino A, brigando por vagas de acesso (Sarmiento de Junín, por exemplo). Outro fato interessante, é a volta de dois clubes importantes no cenário argentino: Rosario Central e Gimnasia La Plata. Sobre rebaixamentos, era de ser esperada a queda do Nueva Chicago. Resta 1 vaga para 4 clubes na briga para fugir do descenso.
![]() |
| Festa dos jogadores do Rosario Central, de volta à elite do Futebol Argentino, após 3 temporadas - Fonte: Futbol Portenho |
Primera División: Sendo bem sincero, acho que a próxima temporada será bem melhor que esta (como disse anteriormente, pelo menos, 4 classicos regionais). Era de se esperar a força de Velez Sarsfield, que irá disputar a SuperFinal. Ainda restam 4 rodadas e, há 5 times na briga pelo título, lembrando que, no Torneo Final, os 5 maiores pontuadores da temporada 2012/2013, se classificam para a Copa Sulamericana 2013. Sobre rebaixamentos, o Unión, de Santa Fé, vai encaminhando a pior campanha de um clube na Primera, desde 1983, quando iniciou os promédios, já que, está matematicamente rebaixado. Para 5 times, restam 2 vagas, e dentre estes clubes, está nada mais, nada menos do que o Independiente de Avellaneda, vencedor de 7 Libertadores.
![]() |
| Newells muito próximo de conquistar o Torneo Final e disputar contra Velez Sarsfield a SuperFinal - Fonte: LanceNet |
Pibes, agora resta esperarmos as definições dos campeonatos e, já se preparando para a próxima temporada, na qual, teremos muitas emoções.
Saludos a todos !
@dcardosoarg en Twitter





Nenhum comentário:
Postar um comentário