19 de fev. de 2013

Classico perigoso

O verdão enfrentou, neste final de semana, o Rio Branco de Paranaguá. Um time tradicional, que está completando 100 anos de história, e um time que sempre incomoda no estadual.
O Coritiba, viajou para Paranaguá, em busca de mais uma vitoria, para garantir a liderança do estadual. Seria o primeiro jogo, do total de três jogos decisivos para a conquista do turno e a vaga na final.
Esperava uma vitória verde e branca, pela qualidade, pelos valores individuais, mas não esperava uma vitória como foi construída na tarde de domingo.
No começo do jogo, o verdão abriu o placar com Rafinha, 1x0. Este gol tem revelado um pequeno detalhe do time coxa branca. Os gols no começo do jogo estão virando rotina e está deixando as partidas mais tranquilas. Esse detalhe tem ajudado e muito o elenco a se postar dentro de campo, exibir seu estilo de jogo agressivo, principalmente no primeiro tempo, quando os placares se definem para a máquina verde. No jogo diante do time do litoral, a tranquilidade do time foi tanta, que o Coritiba jogou como a grande nação coxa branca espera. Um verdadeiro espetáculo foi visto na primeira etapa da partida, com jogadas envolventes, toques rápidos, de primeira, os valores individuais prevalecendo, o primeiro tempo serviu apenas para mostrar que podemos esperar muito do verdão. O placar elástico de 5x0, apenas nos primeiros 45 minutos mostraram o que foi a partida.
Um verdadeiro show. Um verdadeiro espetáculo. Uma vitória grandiosa, que ajudou o treinador fazer algumas experiências na segunda etapa, como colocar o atacante Geraldo como ala. As experiências, na minha opinião, foram válidas, já que a vitória já estava concretizada. Deu tempo para mais dois gols e o placar terminou em 7x0.
O destaque da partida foi o atacante Julio Cesar, que fez quatro gols, sendo um de penalti. Jogou muita bola, mas um jogador em especial foi o grande destaque da partida. Patrick, o melhor em campo, fez de tudo, fez um golaço, sofreu penalti, fez assistências e o mais importante, finalmente mostrou porque está vestindo a camisa verde e branca. Nasceu mais um grande jogador coxa branca.

Com a vitória, o Coritiba segue líder, e pode ser campeão já neste final de semana. Mas para isso é necessário a vitória no clássico e o jotinha vencer o Londrina aqui em Curitiba. Mas algumas situações precisam ser ressaltadas.
No clássico de domingo o Coritiba irá com a força máxima. Já o tima do outro lado, irá com um time, que para muitos, será o sub 23, mesmo tendo alguns jogadores acima desta idade. O favoritismo do Coritiba, é amplamente comentado entre os torcedores, imprensa e simpatizantes do futebol, mas está neste favoritismo que pode morar o principal obstáculo para conseguir a vitória.
O time lá de baixo, não tem nada a perder, não vem fazendo uma boa campanha, está sendo cobrado pela própria torcida, e acredito que nem sua própria torcida, acredita em um sucesso no clássico. A responsabilidade para a partida, não existe. Os meninos do time de lá, podem complicar e muito o jogo diante do verdão.
Não vou me assustar, em chegar no Alto da Glória, e presenciar um jogo complicado, disputado, brigado, e muito dificil para o Coritiba. O favoritismo deve ficar nas palavras dos torcedores, dos comentaristas. O verdão deve entrar em campo concentrado, sabendo o que deve ser feito em campo, marcar e anular os principais jogadores do adversário e jogar com seriedade. Nunca se deve menosprezar um freguês. Apesar de freguesia, sempre devemos ficar atento aos movimentos do que acontece em nossa casa.

O verdão tem tudo para vencer o clássico. Mas nunca menosprezar o outro lado, caso contrário, o clássico, que tem tudo para ser um jogo tranquilo, pode se transformar em clássico muito perigoso.

Nenhum comentário: