Caros Soberanos, somos Campeões da Copa Sul Americana.
É mais um campeonato internacional na vasta galeria do clube mais vitorioso do futebol brasileiro...o 12º, fora os menores torneios internacionais que ultrapassam a casa dos 40.
É o 31º título do nosso capitão e o primeiro de Lucas como profissional (sim, o 1º, pois ele voltará um dia).
Parabéns aos guerreiros que seguraram as pancadas, jogadas desleais dos chilenos do Universidad Católica e do pequeno clube argentino que por acaso chegou a essa final.
Aliás, não estenderei a coluna para criticar, julgar ou repudiar o clube argentino, isso foi pequeno e não merece grande atenção. Não puderam reconhecer o gramado??? Isso não teria feito a menos diferença, qualquer inseto sabe disso.
A campanha tricolor foi impecável, invicta, com o máximo de "fair play" (exceção feita a atitude de Luis Fabiano em Buenos Aires) tivemos o melhor jogador da competição e da final.
O título coroa um trabalho bem feito de reestruturação tática do time, que vinha desorganizado desde o segundo semestre de 2009 e no meio de 2012 voltou ao rumo certo.
Ney Franco: Implantou sua filosofia de trabalho e optou por fazer o time jogar bonito, teve paciência e respaldo da diretoria para trabalhar.
Rogério Ceni: DNA de campeão.Depois da cirurgia e prestes a completar 40 anos de idade, mostrou uma recuperação de garoto e voltou a fazer o que mais ama com a competência de sempre: Vestir o manto tricolor. Digno e idôneo como é, cedeu a braçadeira de capitão para que Lucas erguesse a taça. Orgulho de 15 milhões de são-paulinos. Imagem inesquecível, atitude honrosa...simplesmente um mito.
Dênis: Importantissimo, o sucessor natural de Rogério mostrou segurança e qualidade na meta enquanto substituiu o M1TO, não atuou pela Sul Americana, mas segurou a barra no Paulista, Copa do BR e parte do Brasileirão.Merece e muito comemorar o título como se tivesse sido titular.
Paulo Miranda: A maior volta por cima do elenco.Desacreditado e contestado no início do ano, vítima de parte cruel da diretoria do clube, teve cabeça para mostrar seu futebol e dominar uma posição que sequer era de seu ofício. Deve muito disso a Ney Franco, que enxergou o que ninguém enxergava.
Rodolfo e Tolói: Se completam. Juntos, formaram uma defesa sólida, que não tinhamos desde a saída de Miranda.
Cortez: Teve altos e baixos, mas orientado por Ney Franco, passou a marcar muito melhor e subir menos, porém, sempre que sobe é um perigo para as defesas.Há tempos não sabíamos o que era ter um bom lateral-esquerdo.
Denilson e Wellington: Junto com os rivais Ralf e Paulinho, são os maiores volantes do futebol brasileiro, fora o amor pelo clube que os formou.
Osvaldo e Jadson: Ora contestados, podem não encantar e não terem status de craques, mas resolveram e muito a vida de Lucas e Luis fabiano abrindo espaços, fazendo gols e Jadson dando assistências incríveis.
Luis Fabiano: Pode brigar, perder a cabeça, mas ídolo é ídolo. Sua sangue pela camisa que veste e mesmo fora de alguns jogos, foi o artilheiro da temporada, quebrando recordes.É e sempre será o Fabuloso.Merecia e muito esse título continental.
Lucas: Vendido por 108 milhões, não aliviou o pé um único instante, pelo contrário...sangrou, suou, apanhou e fez o diabo com as defesas adversárias.Se a negociação com o PSG fosse hoje, pagariam 216 milhões.
Demais jogadores que atuaram pouco: Ganso veio e já entrou com o pé direito.Será "o cara" de 2013.Douglas,Willian José, Cícero, Ademilson...tiveram lá suas dificuldades mas ajudaram muito quando entraram. Alguns deixarão o clube mas com a sensação de dever cumprido.Ninguém no elenco teve estrelismo ou criou atritos.Exemplos de união em prol do clube e da torcida.Colheram os frutos de um trabalho pautado pela perseverança.
Telê Santana: Devemos agradecer ao Mestre a cada conquista internacional até o final dos tempos, pois graças a ele deixamos de ser "Grandes" e nos tornamos "Gigantes". Obrigado, Mestre Telê !!
América, agora sim, "El campeón volvió" !!!

Um comentário:
Muito bom saber que fomos novamente campeões: agora é curtir o título e pensar em 2013.
Postar um comentário