A fantástica Fábrica de dinheiro do mundo Árabe
| Manchester City |
| Paris Saint-Germain |
Thiago Silva, Ibrahimovic e Lavezzi. Javi Garcia, Sinclair e Maicon. Jogadores de alto rendimento, destaques em seus ex-clubes que foram adquiridos por PSG e Manchester City, respectivamente. Somados esses 6 jogadores custaram cerca de 469 milhões de reais. De onde sai tanto dinheiro para reforços? Como esses clubes conseguem tirar os principais jogadores dos concorrentes? A explicação vem do mundo Árabe! Lá existe a “Fantástica Fábrica de dinheiro”!
Tanto o clube
frânces quanto o Inglês foram adquiridos por sheiks arabes, que não poupam
recursos para ver seus times com os maiores nomes do esporte. O pioneiro nesse
negócio foi Mansour bin Zayed Al Nahyan, que em Setembro de 2008 adiquiriu o
clube, e de lá para cá os Citizens “forçaram” sua entrada na galeria dos
grandes. O dinheiro começou a render títulos somente em 2011 quando o time Sky
blue venceu a FA Cup depois de um jejum de 35 anos. Na temporada seguinte também
levantaram a Premier League.
| Nasser al-Khelaifi |
Os frânceses foram comprados pelo sheik Nasser
al-Khelaifi, e agora vem mostrando, mais uma vez dos “petrodólares”. Já
desembarcaram por lá Pastore, Lugano, Lavezzi e a dupla ex-Milan Thiago e
Ibra... Na temporada passada o time ficou em segundo lugar, fato que não conseguia
a algum tempo. Para essa temporada, qual o limite para o time de Paris e seu
elenco Fantástico?
Além de comprarem
times mundo a fora, os árabes e sua fábrica de dinheiro vem financiando muitos
times. É só prestarmos um pouco mais de atenção que vamos ver um nome árabe
relacionado a um gigante do futebol do velho mundo. Barcelona, Arsenal, Milan,
PSG, Manchester City, Galatasaray são alguns dos times que se beneficiam com
essa injeção quase que sem fim de dinheiro árabe. Mas tudo tem um lado negativo,
a maioria desse clubes citados a cima não fecham seus balaços no azul. Na
temporada 2010-2011 o Manchester City registrou um saldo negativo de 194
milhões de libras (mais de meio bilhão de reais, 595 milhões aproximadamente),
Só com salários, consumiu-se 85% deste valor.
![]() |
| A UEFA, presidida, por Platini está de olho nas finanças! |
Percebendo isso,
e também a disparidade entre clubes da mesma divisão, a UEFA criou o “Fair Play
Financeiro”. Que começará a vigorar em 2013-14, quando será analisada as contas
das duas temporadas anteriores. Basicamente em 2013-14, os clubes não podem ter
perdas superiores a 45 milhões de euros nas duas épocas anteriores. Em 2014-15,
não podem ultrapassar os 45 milhões negativos na soma dos três últimos
exercícios. E entre 2015-16 e 2017-18, a derrapagem não pode superar os 30 milhões,
sempre tendo em conta os resultados financeiros das últimas três épocas.
Mas como todo
sistema deixa uma brecha e os times europeus já começam a se articular para
burlar a medida. Uma das manobras que poderá ser mais utilizada é a injeção de
dinheiro em forma de patrocínio, a fim de equilibrar os balanços dos clubes,
exemplo: A instituição é o QNB Bank, do Qatar, que assim como o PSG pertence ao "Qatar Investment Authority". Ela substituiria a "Fly Emirates", que paga 3,5
milhões de euros (R$ 9,2 milhões) por temporada. O QNB Bank é a maior rede
bancária do Oriente Médio e do Norte da África, com ativos de US$ 91 bilhões
(R$ 184 bilhões), o que cobriria o rombo, e faria com que o time não sofresse sanções!
| "Fly Emirates" atual Patrocinador Master sairia para que se pudesse burlar o "Fair Play Financeiro" |
Segundo o www.transfermarkt.de a Premier League
tem 625.885.000 de despesas, 301.150.000 de receitas número que nos dão um
total de 324.735.000 negativos. Já a Ligue 1 francesa tem 233.100.000 com
despesas, 169.550.000 em receitas que dá um total negativo de 635.500.00, todos
valores em Euros e referentes as contratações para a temporada 2012-2013.
Vendo tudo isso,
todos esses fatos apresentados, fica uma pergunta: E o Brasil, por que ainda
não ganhou nenhum investimento nesse tipo?
A questão vai
além: Seria essa a maneira de salvar os clubes endividados do Brasil? Já passou
pela sua cabeça Flamengo, Corinthians, Inter tendo um dono? Daria certo? As
questões vão se multiplicando, mas as respostas são muito vagas! Para se ter
ideia nem mesmo patrocínio de camisa, os árabes tem no mercado dos grandes
daqui. Seria medo? Falta de conhecimento? Ou simplesmente “não vale a pena!”
O certo é que os
investidores árabes não tem medidas, se é para gastar, que se gaste. Dinheiro,
não é problema! Os clubes sugam o quanto podem para contratar os melhores
jogadores, e tentar ganhar seus títulos. Isso tudo as cegas, cegueira essa
causada pela robusta montanha de grana! Mas tudo tem uma consequência... Qual
será? Veremos ali na frente, o que vai resultar a “Fantástica Fabrica de
dinheiro do mundo árabe!”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário