
Olá, amigos e amigas da Coluna Leonina!
Estamos em Caruaru, onde viemos para rever familiares e prestigiar o melhor e maior São João do mundo. Não iria nem escrever hoje, mas a pedido do leitor, comentarista e amigo, Marcelinho Lopes, grande leonino radicado em Floripa/SC, vou resumir o que penso sobre o atual momento do Leão, pós queda do João Teimoso dos Anjos.
Em 1° lugar, gostaria de dizer que sei do envolvimento e da constante preocupação do Presidente Dubeux com o nosso querido clube. Considero que ele vem desenvolvendo, juntamente com as equipes por ele designadas, um excelente trabalho extra-campo, nomeadamente nos setores de marketing, social, jurídico, tecnologia, entre outros fora do futebol, onde hoje estão os melhores nomes que já tivemos em nossa história.
O problema de Gustavo Dubeux e consequentemente de toda Nação Leonina está, aparentemente, no comando do futebol. Este colegiado, desde que foi formado ainda era do ex-presidente Sílvio Guimarães, nunca funcionou e receio que continue neste marasmo. As cabeças que lá se encontram já tiveram seus bons serviços prestados ao clube outrora, porém, hoje, já não conseguem se equilibrar nesta corda bamba que é o futebol.
Precisamos, portanto, de renovação também neste setor, que vem a ser o pai de todos os outros, até porque, sem um futebol forte a andar bem, todos os outros departamentos sofrem os efeitos nefastos da pressão que se impõe dentro do clube.
Agora é que vem o "x" da questão. Mexer no técnico é fácil, mexer no elenco até que não é tão difícil, agora vá tentar mexer com os caciques Leoninos que estão no futebol... O Sport é uma instituição política, onde poder, vaidade e outros interesses estão sempre em voga. E quando você trata destes aspectos, é importante se notar a dificuldade de se alterar o panorama ali instalado.
Infelizmente esta é a nossa realidade. Temos uma diretoria de futebol que não evoluiu e que por outro lado não quer largar o osso. E talvez esteja aí nosso maior problema na atualidade. É perceptível a necessidade eminente de se fazer algo mais radical.
Hélio, com sua teimosia e falta de capacidade de dar cara ao time, caiu a pedido de todos nós. Mas obviamente esta ação sozinha não será suficiente para uma mudança plena de quadro, do tipo que nos possa levar ao título desta Série B.
Tem que cair mais gente e mudar mais coisas. É fato ainda bastante evidente que jogadores como, Marcelinho PB, Daniel Paulista, Carlinhos Bala, Igor, entre outros, já não possuem mais condições de continuar a vestir a camisa do Sport. Foram grandes jogadores no passado, mas não mais têm sido, pelo menos com o sagrado manto rubro-negro pernambucano.
Para o lugar do ex-comandante especula-se uma tuia de nomes, a maioria inclusive sem a mínima chance de vir, mas acho que a limpeza teria de começar na cozinha para só depois chegar na sala de visitas. Contudo, sinceramente, eu não queria estar na pele do nosso Presidente e a frente desta missão que, para quem conhece a fundo o Sport, é praticamente impossível.
Nos resta desejar boa sorte ao interino (e desconhecido) Mazolla, que foi o homem designado para tentar amenizar esta fogueira de vaidades em que estamos metidos. Se vai conseguir, só o tempo (e um milagre) poderá nos dizer.
Abraços, até breve e PST!
22 comentários:
Onde assino? Disse tudo.....mas como a renovação do elenco também está a duras penas, não será fácil mexer na OLIGARQUIA LEONINA. Se colocarmos um NOVATO ou NOVATOS vão meter o cacete, feito já o fazem com DUBEUX como Presidente. Acho que devemos mesclar, a experiência de um/uns com a renovação de outros....
@ERIVANSPORT
Temos uma diretoria boa em termo contratação e péssima no futebol em seu todo. Fato!
Mas tem outro ponto importante; Hélio tambem não era o tumor maligno sozinho dali não.
Como foram citados alguns jogadores acima, por serem os mais exigidos por nos e pela imprensa tambem tem sua grande parcela de culpa.
Basta ao treinador reculperar o espirito de lutar e vencer, tanto deles como dos demais. E dispensar outros que, talvez nem nascendo de novo (Fernandinho, Rithelly...) aprenderam a jogar bola.
Certíssimo!! Concordo em Renovar diretoria de futebol. Mas n podemos ficar só com garotinhos no time, tem q mesclar com experientes.
Todo mundo, em qualquer lugar, vive de resultados no trabalho. Não atingiu as metas, é naturalmente substituído. Assim também deveria ser no nosso Sport. Esse tal Colegiado não ganha nada, além de críticas uma atrás da outra. Era hora de se tocar e pedir o boné. Força, meu Leão. Pelo Sport Tudo!
Eu acho que o colegiado tem que mudar... Isto é importante para a garantia de nosso sucesso na serie B. No entanto acho dificil que aconteça. Sobre o time, daria mais um voto de confiança... Principalmente a Mazolla que vem fazendo um excelente trabalho nos juniores. Jogar ta mal, BANCO. Vamos mesclar jovens com experientes e ver o que dá. PST!
Li sua coluna atentamente acredito que alguns nomes deveriam mudar para torna o nosso Sport mais dinâmico. Mas esse mundo do futebol é muito complexo cheio de entre linhas que nós torcedores nem podemos imaginar.Então eu prefiro pensar que iremos encontrar um técnico que consiga colocar garra e o coração na ponta das chuteiras dos jogadores para que nosso time volte a ser acreditado por nós.E que nos conduza de volta a série A.Chega de tanto sufoco.Mas mesmo assim estou com o Sport até o fim.
Não gostaria de estar postando esse comentário aqui, mas infelizmente devo concordar que a culpa de tudo não é somente do treinador. Estão envolvidos outros "poréns" nesse angu. A forma arcaica de se tratar o grupo, de se resolver questões tem também influência, estamos em uma época onde o profissionalismo faz parte do dia a dia, não se pode mais deixar de fora a modernidade. Uma renovação deve ser feita cuidadosamente para afastar as posssibilidades de se cair no mesmo erro.
Dar uma chance real a quem está querendo mudar e contar com quem quer vencer, essa é a receita. Em qualquer atividade não conquistamos grandes feitos sozinhos, precisamos do apoio dos que nos cercam e trabalham conosco.
Acredito em Dubeux, sei que tem pulso forte, mas precisa reagir a esse marasmo enquanto é tempo, fazer valer suas idéias e seus propósitos.
Pelo Sport Tudo!
Pois é... quem sabe com Mazolla dá certo?? Pois ele foi campeao invicto na europa!! :D
EU nao traria nomes como celso roth.. pois por mim ele nao vai resolver.. por ser retranqueiro tb...
Temos que ter tecnico q jogue pra cima, essa eh a alma do Sport!!!! Eu sempre acredito no leao!!!
Vamos Sport!!
PS.: Ari, quanod chegar dá o toque pra vermos jogo em BC! abraco!!
Muito bons todos os comentários, mas me identifico muito com o de @nucaquel. Como disse o blogueiro, diante das vaidades envolvidas, além de outras questões que fogem ao nosso conhecimento, prefiro acreditar que um bom técnico chegue e com sabedoria resolva a nossa situação. Este ano o Sport é o maior clube desta Série B e precisa demonstrar isso também dentro de campo. Vamos seguir juntos apoiando o Leão em busca deste objetivo.
Com o Sport eternamente estarei, pois rubro-negras foram as cores que abracei, e o abraço de tão forte não tem separação, pra mim o meu Sport é religião. A vida a gente vive para vencer, Sport, Sport, uma razão para viver.
Assim, na minha opinião, a gente tem medo do novo! Aqui no Sport, o novo causa receio. Tá na hora de parar de trazer nomes rodados no futebol, caras que não vem com perspectiva de vencer, vem so pra realizar seu trabalho e recebr seu salario. Tá certo que, quando apostamos em Toninho Cerezo não deu certo, mas não daria mesmo, até pq ele chegou com o bonde andando e nao pôde montar seu planejamento.
Mas quando apostamos em Dorival, deu MUITO CERTO, quando apostamos em NELSINHO, deu MUITO, SUPER CERTO! E eu acho, que Mazolla, vai dar certo. Tudo bem que, o ambiente dele é treinar jovens que estão em busca de crescer no futebol e obviamente, fazem o que ele pede e quer. É completamete diferente de lhe dar com um bando de macaco velho, que tem a vida ganha! Mas, ele obviamente, que está de fora, viu o que precisa e vai ao menos, botar o time pra brigar como merece ser.
Por favor diretoria, não tragam Roth e esses caras, por favor! Infelizmente o nome ue queremos é Nelsinho (que não é aposta, mas é unanimidade).
Quanto à diretoria, essa briga politica ta acabando com o Sport e acaba qualquer clube. Por isso a sarna ta nessa merda, por isso a barbie nao cresce. Por isso clubes caem. Lutem pelo Sport e nao por vocês. Acho que Dubeux faz o que pode, mas ao mesmo tempo nos dá uma sensação de que deixa a desejar.
Jogadores... realmete, tem uns que não tem mais gana, que jogam porque são obrigados, mas vejo que não há prazer mesmo. Receber um bom salário e fingir que se importa é muito bom.
To meio que sem paciência sabe, desabafei aqui, pq to de saco cheio, ja me estressei tanto ano passado com medo de cair, com um time mediocre e esse ano, com duas competições nojentas (Copa do BR e PE), subir é obrigaçao e ser campeão tb, mas as vezes dá uma preguiça de se estressar entao, procuro nem saber. Mas, tinha que escrever esse jornal aqui rsrsrsrsrs.
Ah, e sexta tô na Ilha, pq eu fico com raiva de jogador, treinador... mas nao consigo largar o Sport. Não sou mais torcedora que ninguém, mas é automático, quando vejo já to lá! Espero que a calmaria venha e a gente engrene no campeonato! PST!
@crisbias
Muito Obrigado pelo Posto grande Ari, já estava sentindo falta disso aqui e principalmente em comentar em um câncer do Sport como esse que está acontecendo fora das linhas no nosso Sport.
Concordo em gênero, número e grau contigo, acho exatamente que a diretoria vem sendo amadora suficiente para levar a campanha onde estamos, chegamos ao ponto de trazer um técnico como Hélio dos Anjos, fazê-lo trocar toda a estrutura do time com garotos e no final das contas, ficou por isso mesmo, pois o técnico que chegar vai ver um time que só o Hélio conhecia por ter montado e vai ter que jogar com aquilo mesmo. ou seja, tiro no pé.
Espero sinceramente que o nosso técnico interino Mazolla consiga fazer duas vitórias seguidas nos confrontos na ilha, eu confio, acho que ele tem um gabarito grande apesar de técnico de sub-20 pelas experiências informadas em entrevista, EU ACREDITO, e qual torcedor fiel ao Sport não vai acreditar mesmo sabendo dos câncers situados na ilha que estão e podem estragar tudo.
Valeu por ter atendido ao meu pedido, um grande abraço e espero marcarmos mais um jogo pra ser assistido com a nossa torcida Sport Floripa.
@marcelinhobb
Marcelinho Lopes
O que é preciso é sair dessa suposta zona de conforto.
Uma excelente análise sobre a situação que rodeia nosso glorioso Sport Club do Recife. Esse era um grande receio que tinha quando Dubeux assumiu a presidencia leonina (Dpt. Futebol). Todos nos sabemos o quanto ele é ótimo empreendedor e empresário, está administrando muito bem os setores de Marketing, juridico entre outros. Mas no futebol tá envestindo (FECHANDO OS OLHOS) e contratando, contrando... pois dinheiro tem...
Nosso colegiodo tem seus créditos ainda, mas temos que aproveitar a oportunidade que temos na mão... iniciar um novo comando técnico, no começo dessa fraca serie B. Façamos como Mazzola frizou: Vamos atacar com responsabilidade, mas impondo nosso rugido iponente que fez o Brasil balançar...
@allanderson03
Onde assino? falou tudo!
é muito fácil tirar tecnico e mecher no time, mas o problema vai continuo lá, que vem desde a gestão de SG, se é pra mudar que comecemos pelo topo da pirâmide, ai sim haverão mudanças de verdade. Hélio, saiu por sua teimosia, por medo de colocar o time pra frente, medo de vencer. Espero que a torcida dê um voto de confiança pra Mazzola, que tá fazendo um excelente trabalho nas categorias de base e pelo que vi está mechendo muito bem no time. O momento é de apoiar, de jogar junto, sem vaias! Vamos meu Leão! PST
Boto fé no Mazola, que pode até ser desconhecido para nós, que estamos no Brasil e querendo ou não estamos focados em "grandões" que figuram na Série A, mas que em 5 meses já fez um grande trabalho com os juniores que não foi feito por anos e anos.
Sobre as outras mudanças, creio que estas levarão mais tempo, só que no andar das coisas serão inevitáveis, só falta alguém querer e saber executar.
Muito boa a crônica. Gostaria de parabenizar pelo espaço democrático e agradecer a oportunidade de aqui me manifestar sobre as coisas do nosso amado Sport Club do Recife.
Concordo com a visão do blogueiro e da maioria da torcida. Só queria acrescentar que precisamos oxigenar nossa diretoria de futebol, quem sabe com um diretor remunerado, a exemplo de um executivo.
Sei que é difícil, mas na vida temos que ter coragem para mudar aquilo que é duvidoso ou que não está dando certo. Se o Presidente é Dubeux, ele que faça as mudanças necessárias, mesmo que para isso tenha que passar por cima de acordos antigos, mas que se mostraram infrutíferos durante o seu caminho na presidência.
Sobre o Mazolla, que tenha toda sorte do mundo. O esquema parece que ele já acertou, agora vamos ver se os jogadores fazem a parte deles.
Um abraço a toda nação rubro-negra.
concordo em partes. O início de tudo é "mudar" a diretoria, muitas vezes não falo em termo de mudar as pessoas, mas sim as atitudes, ser mais ousado, partir pra cima, brigar com unhas e dentes como por exemplo o Homero Lacerda, não falo do que ele fez de bom ou ruim no clube, mas sim das atitudes dele, é um cara guerreiro, luta até o fim pra conseguir o que quer.. já essa diretoria atual anda muito parada, tudo vai tentar, não é tentar, a palavra é conseguir. E mudando essa parte, com certeza o time inteiro vai pra frente. Precisamos de um técnico com essa mesma atitude, não um técnico que perde, o time joga mal e ele passa a mão na cabeça dos jogadores e acha tudo lindo e foi tudo normal. Em relação aos jogadores, muitos jogadores ja podem ir, mas ainda acho que Daniel Paulista deve continuar, o Carlinhos Bala também.. porém podemos investir em garotos novos, nomes "desconhecidos" e ir pra cima . Pelo SPORT tudo !
Pois, é sabemos que a saída de Hélio não resolveu todo o problema do nosso leão, Mas,já foi um grande começo, esperamos que aos poucos tudo volte ao normal, que o elenco sport volte a ser uma grande equipe, que o técnico que venha a comandar os nossos guerreiros tenha vontade...vontade de vencer, fazer de fato a diferença. que nós como fiéis torcedores e apaixonados que somos , faremos nosso papel, o de apoiar incondicionalmente o nosso querido sport!Boa sorte! que bons ventos soprem em nossa ilha.
Então pessoal... O esquema que queríamos Mazola já colocou... Vontade e Determinação ele tem! Ele quer apenas uma chance e apoio para mostrar que é capaz de continuar... Os jogadores representados por Daniel já disseram quem estão com ele... VAMOS APOIAR! Não adianta ficar trazendo técnico que só quer dinheiro e é retranqueiro... Vamos dar um voto de confiança a Mazola. Ele já conhece o clube, ganhou 2 titulos com os juniores, já foi auxiliar técnico de Marcos Aurelio em grandes equipes e fez boas campanhas fora do país. Não é um técnico ainda de 1a. linha, mas tem grande oportunidade de crescimento.
Se em 2 jogos não tivermos os resultados, ai pensamos em mudança...
Vamos apoiar! Ilha Lotada! Torcida incentivando! PST...
Muito bom seu artigo, isso mesmo, esse colegiado é muito fraco.
Desde 2009 que tem muita coisa errada acontecendo pras bandas da ILHA. Fica difícil resolver grandes problemas se são sempre as mesmas cabeças "pensantes" dentro do clube. Precisa mudar, para o bem do SPORT. Pelo SPORT Tudo!
Concordo plenamente com o que foi dito. Como Rubro-negro também fico muito preocupado com essa aparente negligência dos nossos cartolas com o futebol do SPORT. Também apoio a saída desses jogadores citados, acho que teriamos de olhar mais para nossa base e começar a dar chances para a nossa molecada.
Postar um comentário