12 de mai. de 2011

Por quê o mundo ainda é cheio de ignorantes?


Salve, salve turma tricolor!

O blog é sobre futebol, a coluna é sobre o Bahia, mas o assunto é de todos.

Ontem, após a partida entre o Flamengo e o Ceará, dois indivíduos, se é que posso chamá-los assim, que se dizem torcedores flamenguistas (e que não merecem representar um clube da importância do Rubro-Negro carioca), utilizaram o Twitter para ofender, de forma preconceituosa, não os torcedores cearenses, mas a todos os nordestinos.

O esporte, tem exemplos claros dessa atitude nociva que assola o planeta há séculos, mas ainda sim, é pequeno diante de gestos de educação, bondade e humanidade.

Agora, o que esse dois sujeitos, que não tiveram o mínimo respeito aos seus semelhantes, fizeram, é digno de cadeia. A sorte deles é que estamos no Brasil e como não sei a sutuação financeira deles, mesmo a lei dizendo que racismo, xenofobia ou outra manifestação preconceituosa é crime inafiançável, eles continuarão com seus crimes impunes.

Só para ter a idéia do que foi escrito na rede social, leiam o que os torcedores Amanda Régis e Lucian Farah escreveram, acerca do povo do Nordeste:

Palavras de Amanda: "Esses nordestinos pardos, bugres, indios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça".

Palavras de Lucian: "Acho que eh soo .. bando de viado que roobaram esse jogo .. nordestinos burros!"; "Ei, nordestinos, eu quero eh que vcs se fodam, fmz? seus nordestinos filhos da puta" e "Só vim no twitter falar o qnto os NORDESTINOS é a DESGRAÇA do brasil.. pqp ! bando de gnt retardada qe acham que sabe de alguma coisa".

Eu mesmo, quando era blogueiro do Olé! Olé! Brasil, havia escrito sobre o preconceito da torcida do Vitória, numa partida do Brasileirão de 2008, que colocou a faixa "Vergonha do Nordeste", dirigida aos nordestinos que não torcem para os clubes da região. É direito de cada um torcer para um clube de futebol, independente de ser da cidade, do estado ou de outro país.

O que não cabe em qualquer círculo de nossa sociedade, é que ainda possa imperar os mesmos ideais adotados de superioridade da raça, a lei do mais forte com sobrepujança, e etc.

As frases foram extraídas de matéria na página de esportes do site Yahoo! Brasil, desta quinta-feira.

Nenhum comentário: