11 de jul. de 2013

Paulo Autuori: A última esperança

Esperei a queda de Ney Franco, os jogos contra Santos e Bahia e a confirmação de um novo treinador, para publicar esse post.
Por partes:

Queda de Ney Franco: O torcedor sabia que era questão de tempo. O treinador que nos levou a Libertadores e ganhou a Copa Sul Americana tem qualidades, mas seus defeitos e falhas o marcaram durante o primeiro semestre de 2013.

Santos e Bahia: Derrotas inesperadas dentro do Morumbi contra dois times que não se firmaram na temporada, como o São Paulo F.C. Milton Cruz até fez o time jogar bem, mas sem poder de ataque efetivo, esbarrando em constantes impedimentos de Luis Fabiano, poucos chutes a gol e principalmente contra o Bahia, constantes recuos da defesa para Rogério Ceni...mostrando claramente insegurança da equipe.
Vale destaque a atuação de Clemente Rodriguez contra o Bahia. Não precisava muito para substituir Juan, mas o argentino mostrou só nas matadas de bola, que é um lateral de ofício, sério e raçudo. Podemos esperar boas atuações dele.

Por fim, após inúmeras especulações, o São Paulo anunciou Paulo Autuori como novo treinador, e deve ser apresentado ainda hoje no CT.
Alguns fatores pesaram muito para que fosse ele e não Muricy (como a torcida queria, inclusive eu) o escolhido.



Autuori tem como prós as conquistas da Libertadores e do Mundial em 2005; Trabalha bem com a base; Tem temperamento calmo e se dá muito bem com os jogadores comandados; Salário dentro dos padrões do clube.
Já Muricy, apesar dos três títulos brasileiros consecutivos no comando da equipe, tinha salário altíssimo, trabalha pouco com a base e um dos atuais diretores que pode ser candidato da situação em Abril de 2014 foi quem o demitiu em 2009 . Iria contra o projeto de sucessão de JJ, prova cabal de que a atual diretoria não pensa no clube e sim no poder.
Apesar de preferir Muricy, vejo a contratação de Paulo Autuori com bons olhos. 
Fará um bom trabalho, disso tenho certeza, principalmente no psicológico dos jogadores.
Faz o torcedor voltar a ter esperanças na Recopa e na excursão ao exterior, talvez uma vaga na Libertadores e até mesmo uma nova conquista da Sul Americana. Mais do que isso, será um milagre tendo em vista que fora Clemente Rodriguez, a diretoria não trouxe reforços, apesar de que ao que tudo indica, ao menos Fabrício deve ser reintegrado ao elenco.
Autuori pode ser o início de um novo rumo do time, mas o clube, só voltará a ser o mesmo, quando mudar a atual diretoria e essa é a única certeza que temos, pois há quem diga que a fase está tão ruim que só falta mesmo a Vanusa cantar nosso hino antes dos jogos.

@gianperella
Soberano, mas sem soberba.

Nenhum comentário: