Todos os anos surgem dezenas de jogadores. Os clubes fazem
diversas peneiras durante o ano para que ache novos craques que num futuro
próximo rendam algo para clube. E nesse processo, alguns se destacam mais que
os outros e conseguem chegar a seus times principais. Chegam como grandes
promessas. Novos Zicos, Pelés, Messis, Pirlos sempre são “descobertos”. Mas
isso não quer dizer que realmente sejam novas versões dos craques. Muitos desses
jogadores não passam de promessas não cumpridas e agora vamos conhecer alguns
deles que nunca deixaram de ser apenas promessas não cumpridas.
Quem nunca ouviu falar de Xerém, o seleiro de craques do
time das laranjeiras. Sempre se espera muito dos jogadores que saem de lá. E
não foi diferente com Lenny. O jovem subiu em 2005 mostrando um futebol
vistoso, ousado. Em 2006 uma de suas grandes atuações na carreira foi contra o
Cruzeiro, no qual fez um golaço. O jogador permaneceu no tricolor, alternando
bons jogos e atuações apagadas até 2007 quando participou da campanha do título
da Copa do Brasil. Após sucessivas lesões, e falta do tal “bom futebol” Lenny
foi emprestado ao Sporting Braga, de Portugal. Seis meses foram suficientes
para os portugueses devolverem o atleta. O Flu querendo ganhar dinheiro, vendeu
a então promessa ao Palmeiras de Luxemburgo. Mais uma decepção. Lenny pouco
atuou, mais uma vez devido a lesões. No Parque Antártica ganhou o famigerado
apelido de “Porcelenny”. Após sua passagem por São Paulo, o jogador ainda jogou
no Figueirense, Desportivo Brasil, Boavista (onde nem em campo entrou), um
clube do Japão e por fim agora é jogador do Madureira, clube do subúrbio do
Rio.
Os muitos gols feitos na campanha de ascensão do Coritiba em
2007 colocaram os holofotes em
Keirrison. Em 2008, ainda pelo time do Alto da Glória, foi
eleito a revelação do campeonato. Com tantas virtudes, os grandes times do país
tentaram o contratar. E quem levou a parada foi o Palmeiras. Seu inicio no
verdão também prometia muito. O jogador foi vice artilheiro do Paulistão do
ano. Chegou-se até especular seu nome para assumir a camisa 9 da seleção.
Keirrison era tratado como o “novo Ronaldo” Mas no decorrer da temporada de
2010, seu futebol vistoso e os gols foram diminuindo, fato que não atrapalhou
sua venda ao poderoso Barcelona que o contratou por 15 milhões de euros. Mas o
jogador nunca vestiu a camisa Culé. No mês seguinte foi emprestado ao Benfica,
posteriormente a Fiorentina, depois ao Santos e por fim ao Cruzeiro. Em todos
esses clubes, Keirrison não deixou nenhuma saudade. Hoje, ainda com contrato
com o Barcelona ,o jogador se trata de uma lesão em Curitiba e se prepara para
voltar as origens: o Coritiba!
Vamos sair um pouco do Brasil, pois na Europa também temos
promessas não cumpridas. Na Espanha o garoto Bojan saiu de La Masia , nome dado às
categorias de base do Barcelona, cheio de recomendações positivas. Alguns jogos
de destaque não fizeram o garoto entrar no fantástico time do Barcelona. Vendo
isso o jogador acertou seu empréstimo para a Roma, onde esperava ter mais
chances. Mais uma vez o jogador não conseguiu se destacar, sendo re-emprestado
para o Milan. No time rossonero, nada de titularidade. O jogador deve voltar ao
Barca, com o fim de seu empréstimo sem perspectivas...
Na velha bota em 2002 um jovem jogador foi intitulado “novo
Pirlo”. Vindo das categorias de base do Roma, Alberto Aquilani chamou a atenção
do mundo por seus passes precisos e a classe no estilo de jogo. Foi emprestado
ao Triestina, para ganhar experiência. De volta ao Roma, logo ganhou a
titularidade no time da cidade eterna. Após um bom começo, uma lesão o tirou do
resto da temporada. Depois disso, ele nunca mais foi o mesmo. Voltou ao time no
ano seguinte, mas já não tinha a mesma forma física e técnica que o
caracterizava. Ajudando o time a passar pelo Real na Champions da temporada, o
meio-campista jogou com o nome o resto da temporada. Sua transferência para o
Liverpool além de demorada, prometia muito, mas só prometia. O jogador não se
firmou nos reds, fazendo apenas 18 jogos. Vendo suas chances cada vez menores,
foi emprestado a Juventus. Alguns bons jogos se alternavam com o banco de
reservas... Essa foi a rotina do italiano, que ao fim da temporada voltou ao
time da cidade dos Beatles e logo foi de volta para a Itália, dessa vez emprestado
ao Milan. Com medo de perder o investimento, o Liverpool o negociou o meia com
a Fiorentina por 3 milhões, clube onde o italiano pretende definitivamente
estourar!
Falamos aqui de alguns jogadores, muito outros poderiam
entrar nessa lista. Muitos desses que aqui figuram, queimaram etapas, pularam
várias preparações que são necessárias para que um garoto se torne um jogador
de verdade. Fica aqui o alerta para que novas gerações de jogadores não cometam
o mesmo erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário