26 de jun. de 2013

Promessas não cumpridas

Todos os anos surgem dezenas de jogadores. Os clubes fazem diversas peneiras durante o ano para que ache novos craques que num futuro próximo rendam algo para clube. E nesse processo, alguns se destacam mais que os outros e conseguem chegar a seus times principais. Chegam como grandes promessas. Novos Zicos, Pelés, Messis, Pirlos sempre são “descobertos”. Mas isso não quer dizer que realmente sejam novas versões dos craques. Muitos desses jogadores não passam de promessas não cumpridas e agora vamos conhecer alguns deles que nunca deixaram de ser apenas promessas não cumpridas.

 O Corinthians sempre apostou nos jogadores do terrão. E Lulinha surgiu de lá. Artilheiro da seleção sub-17, o jogador ganhou notoriedade voltando ao clube de Parque São Jorge sendo integrado ao time principal, quando a equipe ainda disputava a série-b. Após a ascensão do time alvinegro o jogador nunca consegui se firmar no time principal, ficando por diversas vezes no banco. Insatisfeito com a situação, o jogador forçou sua saída do clube. Emprestado a diversos times, inclusive do exterior, Lulinha não conseguiu mostrar o que se esperava dele. Atualmente é jogador do Ceará, onde também não é titular do time.

Quem nunca ouviu falar de Xerém, o seleiro de craques do time das laranjeiras. Sempre se espera muito dos jogadores que saem de lá. E não foi diferente com Lenny. O jovem subiu em 2005 mostrando um futebol vistoso, ousado. Em 2006 uma de suas grandes atuações na carreira foi contra o Cruzeiro, no qual fez um golaço. O jogador permaneceu no tricolor, alternando bons jogos e atuações apagadas até 2007 quando participou da campanha do título da Copa do Brasil. Após sucessivas lesões, e falta do tal “bom futebol” Lenny foi emprestado ao Sporting Braga, de Portugal. Seis meses foram suficientes para os portugueses devolverem o atleta. O Flu querendo ganhar dinheiro, vendeu a então promessa ao Palmeiras de Luxemburgo. Mais uma decepção. Lenny pouco atuou, mais uma vez devido a lesões. No Parque Antártica ganhou o famigerado apelido de “Porcelenny”. Após sua passagem por São Paulo, o jogador ainda jogou no Figueirense, Desportivo Brasil, Boavista (onde nem em campo entrou), um clube do Japão e por fim agora é jogador do Madureira, clube do subúrbio do Rio.

Os muitos gols feitos na campanha de ascensão do Coritiba em 2007 colocaram os holofotes em Keirrison. Em 2008, ainda pelo time do Alto da Glória, foi eleito a revelação do campeonato. Com tantas virtudes, os grandes times do país tentaram o contratar. E quem levou a parada foi o Palmeiras. Seu inicio no verdão também prometia muito. O jogador foi vice artilheiro do Paulistão do ano. Chegou-se até especular seu nome para assumir a camisa 9 da seleção. Keirrison era tratado como o “novo Ronaldo” Mas no decorrer da temporada de 2010, seu futebol vistoso e os gols foram diminuindo, fato que não atrapalhou sua venda ao poderoso Barcelona que o contratou por 15 milhões de euros. Mas o jogador nunca vestiu a camisa Culé. No mês seguinte foi emprestado ao Benfica, posteriormente a Fiorentina, depois ao Santos e por fim ao Cruzeiro. Em todos esses clubes, Keirrison não deixou nenhuma saudade. Hoje, ainda com contrato com o Barcelona ,o jogador se trata de uma lesão em Curitiba e se prepara para voltar as origens: o Coritiba!

Vamos sair um pouco do Brasil, pois na Europa também temos promessas não cumpridas. Na Espanha o garoto Bojan saiu de La Masia, nome dado às categorias de base do Barcelona, cheio de recomendações positivas. Alguns jogos de destaque não fizeram o garoto entrar no fantástico time do Barcelona. Vendo isso o jogador acertou seu empréstimo para a Roma, onde esperava ter mais chances. Mais uma vez o jogador não conseguiu se destacar, sendo re-emprestado para o Milan. No time rossonero, nada de titularidade. O jogador deve voltar ao Barca, com o fim de seu empréstimo sem perspectivas...

Na velha bota em 2002 um jovem jogador foi intitulado “novo Pirlo”. Vindo das categorias de base do Roma, Alberto Aquilani chamou a atenção do mundo por seus passes precisos e a classe no estilo de jogo. Foi emprestado ao Triestina, para ganhar experiência. De volta ao Roma, logo ganhou a titularidade no time da cidade eterna. Após um bom começo, uma lesão o tirou do resto da temporada. Depois disso, ele nunca mais foi o mesmo. Voltou ao time no ano seguinte, mas já não tinha a mesma forma física e técnica que o caracterizava. Ajudando o time a passar pelo Real na Champions da temporada, o meio-campista jogou com o nome o resto da temporada. Sua transferência para o Liverpool além de demorada, prometia muito, mas só prometia. O jogador não se firmou nos reds, fazendo apenas 18 jogos. Vendo suas chances cada vez menores, foi emprestado a Juventus. Alguns bons jogos se alternavam com o banco de reservas... Essa foi a rotina do italiano, que ao fim da temporada voltou ao time da cidade dos Beatles e logo foi de volta para a Itália, dessa vez emprestado ao Milan. Com medo de perder o investimento, o Liverpool o negociou o meia com a Fiorentina por 3 milhões, clube onde o italiano pretende definitivamente estourar!

Falamos aqui de alguns jogadores, muito outros poderiam entrar nessa lista. Muitos desses que aqui figuram, queimaram etapas, pularam várias preparações que são necessárias para que um garoto se torne um jogador de verdade. Fica aqui o alerta para que novas gerações de jogadores não cometam o mesmo erro.



Nenhum comentário: