20 de mai. de 2013

Rosário sobe, a Argentina agradece

Saudações a todos !


Ontem, presenciei em minha casa, mais um momento importante para o Futebol Argentino. Depois de 3 anos amargurando a B Nacional, o Rosario Central está de volta à Primera División.

Foram 3 anos de sofrimento, de problemas com dirigentes, técnicos e jogadores, fora as chacotas de seu maior rival, o Newells Old Boys, mas, tudo isso foi vencido com muita raça e vontade.

Javier Toledo, o Salvador da Pátria marcou os 3 gols contra Gimnasia de Jujuy - Fonte: Olé

Foram 3 anos de tentativas de acesso e, sinceramente, quando começou a B Nacional, eu achava que o Rosario iria disputar para não ser rebaixado à B Metro (ou 3ª divisão). Isso foi mais notório quando os Canallas perderam para o desconhecido e recém-chegado Douglas Haig, nas primeiras rodadas do torneio. Ainda bem que errei, pois, depois desta derrota, acompanhei 8 jogos sem derrotas do Central (com 7 vitórias), embalando de vez no campeonato.

Veio o 2º turno e com mais 9 jogos sem perder (8 vitórias), era o momento de reviver os grandes times que o Central fez nos anos 90, mas, veio também o fantasma dos anos anteriores, onde, chegava na reta final e perdia pontos preciosos. E isso aconteceu, quando perdeu para o Almirante Brown e empatou com Douglas Haig: 1 ponto em 6 disputados e além disso, via os rivais diretos vencerem seus jogos. Contra o Crucero de Misiones, venceu por 1 a 0. Naquela altura do torneio, dependia de apenas 6 pontos para antecipar o retorno à Primera, jogando contra Ferro Carril e Defensa y Justicia e, das derrotas de Sarmiento, Gimnasia e Olimpo. Tudo foi por água abaixo: 2 empates do Central.


Chegou o dia 19 de Maio de 2013. Mais de 10 mil torcedores saíram de Rosario para Jujuy, para empurrar o Rosario à vitória, e consequentemente, selar o acesso. O Rosario precisava de um simples placar, para não depender de uma derrota do Sarmiento (4ª colocado) na tarde de hoje (20).
Los Canallas marcaram presença em Jujuy. Mais de 10 mil hinchas - Fonte: Olé 


Um primeiro tempo nervoso, pegado, típico de uma decisão. Eu queria que o jogo fosse Gol de Ouro para o Central, mas, não foi bem assim. De tão pegado que foi o primeiro tempo, terminou em 0-0 e faltou luz no estádio (ainda bem que em pouco tempo, foi resolvido o problema).

E, quando a luz voltou, o Rosario acordou. Um time muito experiente, com Caranta no gol, Ferrari como capitão, Méndez, Encina, Valentini, Peppino e o técnico Miguel Angel Russo (vencedor da Libertadores de 2007 com o Boca Juniors). Mas quem apareceu mesmo, foi Javier Toledo. E ele precisou de 4 minutos para marcar 2 gols, e aos 16, fazer o hat-trick, um golaço. A torcida já soltava fogos, fazia a festa nas arquibancadas e em Rosario. Era só esperar o apito final e comemorar o retorno à elite.

Jogadores do Central comemoram com a torcida. Após 3 anos, Rosario volta á elite - Fonte: Olé


Não vou esquecer tão cedo, de um time que lutou muito contra tudo e contra todos, para voltar ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Um time que é considerado pequeno, ao seu rival, mas, esse mesmo rival, de maneira covarde, não apareceu para jogar um Torneio de Verão. Esse é o mesmo time, que o Atlético Mineiro venceu na primeira partida da final da Conmebol de 1995 por 4-0 e reverteu o placar no jogo de volta, devolvendo os 4 gols e vencendo nos pênaltis.

Esse é um time que deve ser respeitado, sempre.




Parabéns a todos os hinchas do Rosario Central, por seguir o time, por lotar o estádio, nos momentos de alegria, e também nos momentos de tristeza.

Parabéns aos jogadores e comissão técnica do Rosario Central, que não jogam só com as pernas, mas jogam com o coração.


@dcardosoarg en Twitter

Nenhum comentário: