Ontem, presenciei em minha casa, mais um momento importante para o Futebol Argentino. Depois de 3 anos amargurando a B Nacional, o Rosario Central está de volta à Primera División.
Foram 3 anos de sofrimento, de problemas com dirigentes, técnicos e jogadores, fora as chacotas de seu maior rival, o Newells Old Boys, mas, tudo isso foi vencido com muita raça e vontade.
![]() |
| Javier Toledo, o Salvador da Pátria marcou os 3 gols contra Gimnasia de Jujuy - Fonte: Olé |
Foram 3 anos de tentativas de acesso e, sinceramente, quando começou a B Nacional, eu achava que o Rosario iria disputar para não ser rebaixado à B Metro (ou 3ª divisão). Isso foi mais notório quando os Canallas perderam para o desconhecido e recém-chegado Douglas Haig, nas primeiras rodadas do torneio. Ainda bem que errei, pois, depois desta derrota, acompanhei 8 jogos sem derrotas do Central (com 7 vitórias), embalando de vez no campeonato.
Veio o 2º turno e com mais 9 jogos sem perder (8 vitórias), era o momento de reviver os grandes times que o Central fez nos anos 90, mas, veio também o fantasma dos anos anteriores, onde, chegava na reta final e perdia pontos preciosos. E isso aconteceu, quando perdeu para o Almirante Brown e empatou com Douglas Haig: 1 ponto em 6 disputados e além disso, via os rivais diretos vencerem seus jogos. Contra o Crucero de Misiones, venceu por 1 a 0. Naquela altura do torneio, dependia de apenas 6 pontos para antecipar o retorno à Primera, jogando contra Ferro Carril e Defensa y Justicia e, das derrotas de Sarmiento, Gimnasia e Olimpo. Tudo foi por água abaixo: 2 empates do Central.
![]() |
| Los Canallas marcaram presença em Jujuy. Mais de 10 mil hinchas - Fonte: Olé |
Um primeiro tempo nervoso, pegado, típico de uma decisão. Eu queria que o jogo fosse Gol de Ouro para o Central, mas, não foi bem assim. De tão pegado que foi o primeiro tempo, terminou em 0-0 e faltou luz no estádio (ainda bem que em pouco tempo, foi resolvido o problema).
E, quando a luz voltou, o Rosario acordou. Um time muito experiente, com Caranta no gol, Ferrari como capitão, Méndez, Encina, Valentini, Peppino e o técnico Miguel Angel Russo (vencedor da Libertadores de 2007 com o Boca Juniors). Mas quem apareceu mesmo, foi Javier Toledo. E ele precisou de 4 minutos para marcar 2 gols, e aos 16, fazer o hat-trick, um golaço. A torcida já soltava fogos, fazia a festa nas arquibancadas e em Rosario. Era só esperar o apito final e comemorar o retorno à elite.
![]() |
| Jogadores do Central comemoram com a torcida. Após 3 anos, Rosario volta á elite - Fonte: Olé |
Não vou esquecer tão cedo, de um time que lutou muito contra tudo e contra todos, para voltar ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Um time que é considerado pequeno, ao seu rival, mas, esse mesmo rival, de maneira covarde, não apareceu para jogar um Torneio de Verão. Esse é o mesmo time, que o Atlético Mineiro venceu na primeira partida da final da Conmebol de 1995 por 4-0 e reverteu o placar no jogo de volta, devolvendo os 4 gols e vencendo nos pênaltis.
Esse é um time que deve ser respeitado, sempre.
Parabéns a todos os hinchas do Rosario Central, por seguir o time, por lotar o estádio, nos momentos de alegria, e também nos momentos de tristeza.
Parabéns aos jogadores e comissão técnica do Rosario Central, que não jogam só com as pernas, mas jogam com o coração.
@dcardosoarg en Twitter



Nenhum comentário:
Postar um comentário