15 de mai. de 2013

Hora dos Promédios, ou ProMiedos !

Saudações a todos los hinchas !


Hoje eu não vou falar da Libertadores. Estou ansioso para os duelos de hoje (Velez-Newells / Corinthians-Boca).

Recentemente, contei para vocês sobre o sistema de divisões do Campeonato Argentino (Primera División, B Nacional, etc.) e, hoje, vou fechar esse assunto, falando sobre o complicado (e para alguns, injusto) Promédios, ou, como eu sempre digo, ProMiedos.



1. A origem dos promédios:

Os promédios têm origem no ano de 1983. Após a queda do San Lorenzo em 1981 e a disputa da Série B pelo mesmo em 1982, a intenção era que mais nenhum grande clube caísse, e já em 1983, os promédios surgiram com o intuito de ajudar o River Plate que estava em apuros para não ser rebaixado. Com o tal "sistema", a tentativa da AFA era assegurar que nenhum grande clube caísse para a 2º divisão. Coincidência ou não, em 83 o rebaixamento atingiu outro grande clube, o Racing Club de Avellaneda, num clássico contra o Independiente que nunca será esquecido: o “diablo rojo” necessitava da vitória para ser campeão e a equipe “branca e celeste” necessitava de uma vitória para permanecer.  Qualidade técnica daquela equipe que seria campeã da Libertadores e do mundo em 84 prevaleceu e o Independiente venceu o jogo por 2 tentos a 1, mandando os “vizinhos” (o estádio de um está separado do estádio do outro por uma rua) para a série B (de onde sairiam apenas duas temporadas depois).

2. Como funciona o campeonato argentino:

Antes de explicar a maneira como funciona o sistema de promédios, é melhor atentar-se como é organizado o campeonato de uma maneira geral, pois entendendo este, será mais fácil compreender como são colocados em prática os promédios.

O campeonato argentino funciona num modelo europeu: a temporada se inicia no segundo semestre e termina no primeiro semestre do ano seguinte. Porém, há uma diferença: são dois campeonatos (e, portanto, dois campeões) por turno, ao contrário dos campeonatos europeus que somam os dois turnos, sendo o campeão aquele clube que for o maior pontuador nos dois turnos. Dessa forma, há o campeão do Torneo Inicial, ou Apertura (que em espanhol significa “abertura” e por este nome é conhecido o primeiro turno, disputado no segundo semestre de cada ano) e o campeão do Torneo Final, ou Clausura (“fechamento” em espanhol, por este no nome é conhecido o campeonato disputado no primeiro semestre de cada ano, que encerra a temporada). 

Dando um exemplo, o último campeão argentino foi o Arsenal, campeão do Clausura-2012 (encerrado no meio de 2012); o penúltimo foi o Boca Juniors que venceu o Apertura-2011 (encerrado no final de 2011), portanto, a última temporada do futebol argentino foi composta por dois torneios: o Apertura-2011 e o Clausura-2012, tendo Boca Juniors e Arsenal como campeões. Dessa forma, cada campeonato tem turno único, sendo o vencedor, o maior pontuador.

Na temporada 2012/2013, houve modificações: O campeão do Torneo Inicial em 2012, foi o Vélez Sarsfield, que aguarda o vencedor do Torneo Final 2013 (indefinido), para que os dois, em uma cancha neutra, disputem a SuperFinal, cujo ganhador, entrará na Copa Sulamericana 2013.
3. O sistema de promédios

O sistema de promédios é o critério para aferir o rebaixado para a “B Nacional” (como é conhecida a segunda divisão do futebol argentino). Atualmente, os 3 times de piores promédios são rebaixados.

O promédio consiste na média dos pontos conquistados pelas equipes nas 3 últimas temporadas, ou seja, para esta temporada (2012-2013) contabilizam-se os pontos somados nas temporadas 2010-2011, 2011-2012 e 2012-2013. O cálculo do promédio é feito dividindo o número de pontos conquistados pelo número de jogos disputados, por exemplo, digamos que uma equipe tenha feito 171 pontos na soma das últimas 3 temporadas (114 jogos), basta dividir 171 por 114 que teremos o valor de 1,500 (consideram-se as 3 casas decimais para aferir o promédio), e então observaremos o promédio desta equipe.

Porém há uma pequena ressalva: existem equipes que não participaram das últimas 3 temporadas do futebol argentino (por exemplo, os que subiram na última temporada, um exemplo disso é o River Plate que foi rebaixado na temporada 2010-2011), logo, eles terão que dividir seus pontos no final do Torneo Final 2013 por 38 (o total de jogos em 1 temporadas) e não por 114. O mesmo vale para as equipes que estão somente a 2 campeonatos na série A (por exemplo, o Belgrano) - estas equipes dividem o total de pontos por 76 (o total de jogos em 2 temporadas).
4. A classificação para as copas (Sulamericana e Libertadores da América).

A classificação para as copas é realizada da seguinte maneira de acordo com a competição em questão:
- Libertadores da América. Participarão da Libertadores os seguintes clubes: o campeão do Torneio Inicial, o campeão do Torneo Final, o melhor time argentino na Copa Sulamericana e os dois maiores pontuadores do ano (ou seja, na soma do Torneo Final com o Torneo Inicial de um mesmo ano, portanto, de temporadas diferentes) excetuando-se os já classificados pelos 3 outros critérios.
- Sulamericana: Participaração da Sulamericana: Vencedor do Torneo Inicial (Velez) vs Vencedor do Torneo Final 2013 + os 5 clubes com mais pontos na temporada 2012/2013 e que não estejam disputando a Copa Libertadores 2013. Lembrando que, os times que já participam da Libertadores 2013 (Tigre, Boca, Newells e Arsenal) só podem se classificar para a Sulamericana 2013 se sair campeão do Torneo Final e vencer a SuperFinal, contra o Velez Sarsfield.

5. Quem seriam os rebaixados e classificados para a Sulamericana 2013?

Até o momento, vivemos a 14ª rodada do Torneo Final. Se terminasse hoje o Torneo, seriam rebaixados: Independiente de Avellaneda (Promédio de 1.138), San Martin de San Juan (Promédio de 1.128) e Unión de Santa Fé (Promédio de 0.985).

Para a Sulamericana, os classificados seriam: Lanús (61 pontos na temporada 12/13), River Plate (54 pontos na temporada 12/13), Racing Club (52 pontos na temporada 12/13), Belgrano de Cordoba (52 pontos na temporada 12/13) e San Lorenzo de Almagro (46 pontos na temporada 12/13).



Restam 6 rodadas e 18 pontos em jogo. Muita coisa pode acontecer, como, a salvação do Independiente de Avellaneda e San Martin de San Juan, como uma possível classificação do Quilmes para a Sulamericana 2013.


@dcardosoarg en Twitter

2 comentários:

Gian Perella disse...

Obrigado pela "aula" Denis...eu até então nunca havia entendido direito o CA.

Unknown disse...

Gian, eu que agradeço pela visita !